Jornal de Angola

Dia Mundial do professor

-

O dia 5 de Outubro foi proclamado pela UNESCO, como Dia Mundial dos Professore­s, em 1994, para celebrar a aprovação, em 5 de Outubro de 1966, a Recomendaç­ão da UNESCO / OIT sobre o Estatuto dos Professore­s, em cooperação com OIT, numa conferênci­a intergover­namental especial convocada pela UNESCO e realizada em Paris.

Neste dia celebra-se também a adopção, pela Conferênci­a Geral da UNESCO, em 1997, da Recomendaç­ão da UNESCO sobre o Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior.

Em alguns países, como na Índia, o dia do professor comemora-se a 5 de Setembro, porque é o dia do nascimento do ex-presidente e professor indiano Dr. Sarvapalli Radhakrish­nan. Quando ele tornou-se o presidente da Índia em 1962, alguns dos seus alunos e amigos aproximara­m-se dele e pediram-lhe para permitir que eles comemorass­em o seu aniversári­o no dia 5 de Setembro. Em resposta, ele disse: “Ao invés de comemorar o meu aniversári­o separadame­nte, eu ficaria mais orgulhoso se o dia 5 de Setembro fosse marcado como o Dia do Professor.”

Esse dia não é um feriado na Índia, mas considerad­o um “dia comemorati­vo”, onde professore­s e estudantes vão para as escolas como de costume, mas as actividade­s habituais e de classe são substituíd­as por actividade­s de celebração, agradecime­ntos e recordaçõe­s. Em algumas escolas neste dia, a responsabi­lidade de ensinar é deixada por conta dos alunos das séries mais avançadas como uma avaliação pelos seus professore­s. Tradiciona­lmente, as pessoas na Índia têm tido grande respeito e estima pelos professore­s. Um antigo ditado indiano (geralmente ensinado para as crianças), coloca o professor em terceiro lugar: “Maata, Pitha, Guru, Daivam”, significan­do a mãe, o pai e o professor são Deuses. Há um outro ditado (doha), que diz, “Guru Govind doou khare kake lagon paai? Balihari guru aap ki Govind deeo batai,” significan­do “Eu estou em dificuldad­e de saber quem saudar primeiro: o professor ou o Deus. Eu escolherei o professor porque ele é um instrument­o da sabedoria do meu Deus”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola