Jornal de Angola

Obras de Ole e Mangovo são leiloadas em Londres

-

Obras dos angolanos António Ole e Cristiano Mangovo estão entre os lotes do leilão de Arte Moderna e Contemporâ­nea Africana da Stotheby’s, a 15 de Outubro, em Londres.

A celebrar este ano 50 anos de carreira, António Ole tem presentes dois quadros, “Rakung”, de 2017, avaliado entre 12 mil e 18 mil libras (13,5 mil e 20,2 mil euros), e “Conversa Interrompi­da”, de 2017, de valor estimado entre quatro mil e seis mil libras (4,5 mil e 6.7 mil euros).

Natural de Luanda, onde nasceu em 1951, António Ole estudou cultura afroameric­ana e cinema na Universida­de da Califórnia, em Los Angeles, e tem desenvolvi­do, ao longo da carreira, um trabalho ecléctico com recurso ao desenho, pintura, colagem, instalação, fotografia, vídeo e cinema.

O artista tem como inspiração a arte tradiciona­l “para desenvolve­r um discurso contemporâ­neo adequado ao seu tempo e circunstân­cia”, atravessan­do toda a sua obra “os diferentes modos de utilização das práticas expressiva­s clássicas africanas”.

Em 2016, a Fundação Calouste Gulbenkian dedicou a António Ole a retrospect­iva “Luanda, Los Angeles, Lisboa”, que esteve patente no Centro de Arte Moderna até Janeiro de 2017.

De Cristiano Mangovo estão para leilão dois quadros, “Zungueiras de Cana de Açúcar” e “Dia de Felicidade”, ambos de 2019 e avaliados, cada um, entre cinco mil e sete mil libras (5,6 mil e 7,9 mil euros). Nascido na cidade de Cabinda, em 1982, Cristiano Mangovo vive entre Lisboa e Luanda. É formado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Kinshasa (RDC) e tem formação adicional em cenografia urbana e ‘performanc­e’.

Em 2014, foi galardoado com o Prémio Mirella Antognoli pela Embaixada Italiana e pela Alliance Française, e com o prémio angolano ENSA Arte, que o levou à residência na “Cité Internatio­nale des Arts”, em Paris, resultando numa exposição individual na capital francesa.

O leilão coincide com a realização, este mês (03-06 Outubro), em Londres, das feiras de arte contemporâ­nea Frieze e 1:54, dedicada exclusivam­ente a obras de arte africanas.

 ?? DR ?? Leilão de Arte Moderna e Contemporâ­nea Africana da Stotheby’s com obras de artistas angolanos
DR Leilão de Arte Moderna e Contemporâ­nea Africana da Stotheby’s com obras de artistas angolanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola