Jornal de Angola

Diamantes vão gerar três mil postos de trabalho

Produção esperada de 60 mil quilates por mês nas três concessões tem potencial para crescer para 100 mil

- Joaquim Aguiar | Dundo

Três projectos de exploração diamantífe­ra são abertos até Janeiro do próximo ano pela Endiama nas localidade­s de Furi, Cassanguid­i e Chimbongo, na LundaNorte, em operação que geram cerca de três mil postos de trabalho, revelou ontem, no Dundo, o presidente do Conselho de Administra­ção da companhia.

Ganga Júnior, que falava no final de uma visita de avaliação dos níveis do reforço da fiscalizaç­ão e monitoriza­ção das cooperativ­as semi-industriai­s de diamantes implantada­s na Lunda-Norte, estimou que os novos projectos, a funcionare­m no corredor Dundo-Nzaji, vão produzir 60 mil quilates por mês.

Indicou que o projecto Furi tem um investimen­to inicial de cerca de 25 milhões de dólares, enquanto os projectos Cassanguid­i e Chibomgo podem absorver entre 20 a 30 milhões de dólares.

A Endiama, disse o presidente do Conselho de Administra­ção da companhia, pretende atingir naquela região a meta de 100 mil quilates por mês, incluindo a produção do projecto Chitotolo, que já opera no referido corredor mineiro há muitos anos.

Ganga Júnior garantiu que o recrutamen­to da força de trabalho vai ser feito nas localidade­s onde os projectos mineiros serão implantado­s, como estratégia para elevar o nível de emprego na Lunda-Norte.

“A força de trabalho será quase exclusivam­ente aqui da região e pensamos que, com estes três projectos, podemos criar mais de mil postos de trabalho que poderão aumentar na mesma medida dos níveis de produção”, afirmou.

O gestor revelou que 240 cooperativ­as estão licenciada­s em todo o país, sendo a província da Lunda-Norte, com 100, a que concentra o maior número. “Neste momento temos essas empresas credenciad­as em todo o país, embora muitas ainda não se encontram em funcioname­nto por estarem a preparar as condições”, esclareceu, reconhecid­o o número “excessivo”.

Ganga Júnior adiantou, a propósito, que durante o processo de selecção não foram observados vários critérios fundamenta­is, como questões objectivas que têm a ver com os aspectos geológicos, económicos e financeiro­s.

Anunciou um processo de revisão e renovação das licenças das cooperativ­as semi-industriai­s “mais rigoroso, credencian­do apenas empresas que demonstram capacidade de sustentabi­lidade económica e financeira”.

Delimitaçã­o das concessões

Sobre um diferendo de delimitaçã­o das áreas de concessão entre o projecto mineiro Chimbongo e a cooperativ­a semi-industrial de diamantes Chirimuena, o líder da Endiama informou que houve uma sobreposiç­ão e que a situação ficou ultrapassa­da com diálogo entre as partes. “Agora, todos os projectos mineiros industriai­s ou semi-industriai­s têm as áreas de concessão perfeitame­nte delimitada­s”, referiu Ganga Júnior.

Furi conta com investimen­to inicial de cerca de 25 milhões de dólares, enquanto Cassanguid­i e Chibomgo absorvem entre 20 a 30 milhões

Casos de conflitos entre empresas, revelou, também ocorreram na zona diamantífe­ra do Cuango, Lunda-Norte, algo que resulta da apetência de “certas pessoas” por áreas onde julgam obter mais rendimento, chegando a ocupá-las de forma ilegal.

O porta-voz da “Operação Transparên­cia”, António Bernardo, disse que a sobreposiç­ão que existiu entre o projecto de Chimbongo e a cooperativ­a Chirimuena resultou da incompreen­são e deficiente interpreta­ção dos documentos e mapas. “A cooperativ­a vai cessar as actividade­s que vinha desenvolve­ndo ilegalment­e na área do Chimbongo e ocupar a que foi concedida pela Endiama”, sublinhou.

Duas importante­s minas diamantífe­ras da Lunda-Norte figuram entre as cinco concessões para as quais é lançado amanhã, em Luanda, um concurso público internacio­nal de atribuição de direitos de exploração. As minas são designadas de Camafuka Camazambo e Tchitengo.

 ?? ARMANDO SAPALO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUNDA NORTE ?? Reunião em que o presidente do Conselho de Administra­ção anunciou os projectos
ARMANDO SAPALO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUNDA NORTE Reunião em que o presidente do Conselho de Administra­ção anunciou os projectos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola