Jornal de Angola

UNESCO está preocupada com o défice de professore­s

A directora-geral da UNESCO ressalta, em mensagem, que são necessário­s 69 milhões de novos professore­s para cumprir a Agenda 2030 relativa à Educação

- César Esteves

A directora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, está preocupada com o défice de professore­s em África e ressalta, em mensagem, que os Governos precisam de olhar para o ensino como uma profissão de primeira escolha para os jovens. Apontou que 70 por cento dos países da África Subsaarian­a enfrenta uma escassez aguda de professore­s.

Milhões de alunos estão vetados do direito a um ensino de qualidade porque não há uma nova geração de professore­s motivados, reconheceu ontem, em mensagem enviada a Angola, a directora-geral da UNESCO.

Lida no encerramen­to do I Encontro Nacional da Rede do Programa das Escolas Associadas à UNESCO, a mensagem de Audrey Azoulay ressalta que os governos precisam de olhar para o ensino como uma profissão de primeira escolha para os jovens.

A diplomata das Nações Unidas, que já foi ministra da Cultura em França, de 2016 a 2017, sugere, como uma das medidas a adoptar, a injecção de novos ideais nos sistemas educaciona­is, sobretudo na forma como recrutar, treinar, incentivar e reter as mentes mais brilhantes das salas de aula do século XXI.

Audrey Azoulay, cuja mensagem serviu para comemorar o Dia Mundial do Professor, ontem assinalado, referiu que 70 por cento dos países da região da África Subsariana enfrenta uma escassez aguda de professore­s, com maior incidência nas zonas rurais.

“O fluxo resultante de professore­s para as áreas urbanas deixa as escolas rurais com poucos funcionári­os”, realçou. Acrescento­u que o cenário é ainda mais preocupant­e devido à falta de jovens candidatos aos 48,6 milhões de vagas a serem deixadas por professore­s que passarão à reforma nas próximas décadas.

Baseando-se nos dados do Instituto de Estatístic­a da UNESCO, referiu que o mundo precisa de 69 milhões de novos professore­s, para cumprir a Agenda 2030 relativa à Educação. “Os dados são preocupant­es. Por isso, é urgente agir”, alertou.

Apesar do quadro preocupant­e, a diplomata reconhece, na mensagem, o trabalho levado a cabo pelos professore­s de todo o mundo, a quem pede que continuem a esforçar-se, todos os dias, para garantir uma educação de qualidade, inclusiva, equitativa, bem como a promoção de oportunida­des de aprendizag­em ao longo da vida.

Historial da data

O Dia Mundial do Professor celebra-se, anualmente, a 5 de Outubro e visa homenagear todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade.

A data foi criada pela UNESCO, em 1994, com o objectivo de chamar a atenção para o papel fundamenta­l dos professore­s na sociedade e na instrução da população. Todos os anos é divulgada uma mensagem especial para este dia pelos representa­ntes da UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD e Education Internatio­nal.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Primeiro Encontro Nacional da Rede do Programa das Escolas Associadas à UNESCO debateu a situação do ensino no país
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Primeiro Encontro Nacional da Rede do Programa das Escolas Associadas à UNESCO debateu a situação do ensino no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola