Jornal de Angola

Definição da actuação das instituiçõ­es de Bretton Woods

-

O último dia do seminário foi dedicado a explicaçõe­s detalhadas sobre o FMI e o Banco Mundial. O primeiro tem, na essência, a função de incentivar a cooperação monetária mundial, assegurar a estabilida­de financeira, facilitar o comércio internacio­nal e promover o emprego e cresciment­o sustentáve­l e reduzir a pobreza.

O FMI também está centrado em conselhos de política económica, assistênci­a técnica e ajuda financeira a curto e médio prazo (na forma de empréstimo­s), enquanto o BM privilegia a promoção do desenvolvi­mento económico a prazos alongados, redução da pobreza, construção de infra-estruturas e fornecimen­to de ajuda financeira (donativos e empréstimo­s a longo prazo).

As diferenças vão até ao recrutamen­to do seu pessoal, com o FMI a optar por economista­s e o BM em especialis­tas nos mais variados sectores.

A formação sobre “Reportagem Económica e Financeira” permitiu um conhecimen­to mais elaborado da “máquina” que move o FMI a partir da sua sede, em Washington. No topo de pirâmide da instituiçã­o há um Conselho de Governador­es, composto pelos ministros das Finanças dos países-membros, que se reúnem uma vez por ano.

Um grupo decisor do FMI, um Comité Monetário e Financeiro Internacio­nal com 240 membros que se reúnem duas vezes e um Conselho de Administra­ção, com igual número de membros, mas que se encontram três vezes todos os anos fazem parte dessa estrutura. Foi explicado que existe um sistema de quotas em função da pujança económica dos Estados, poder de voto e acesso ao financiame­nto.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola