Jornal de Angola

Angola e Nigéria decidem liderança

Angolanos e nigerianos medem forças já apurados para as meias-finais agendadas para esta quinta-feira

- António Cristóvão | Benguela

A Selecção Nacional de Futebol para Amputados e a similar da Nigéria decidem hoje, às 16h00, a liderança da tabela classifica­tiva da 5ª edição do Campeonato Africano, no Estádio São Filipe, na cidade de Benguela, em jogo a contar para a quinta e última jornada da primeira fase da competição.

Um jogo que está a ser bastante aguardado, devido à ansiedade dos atletas em querer chegar à final, com realce para os campeões mundiais, que não desejam deixar os créditos em pés alheios.

Angola começou a prova com goleada de 6-1 diante dos Camarões, na sexta-feira, depois empatou sem golos frente à Serra Leoa para a segunda jornada.

Domingo, a Selecção Nacional goleou (5-0) a Libéria, actual campeã continenta­l, e desforrou-se da derrota consentida na final da edição anterior disputada no Quénia, em 2013.

Por seu turno, a Nigéria iniciou com triunfo apertado diante da Libéria, por 1-0, enquanto na segunda ronda venceu, mas com imensas dificuldad­es, os Camarões (2-1).

Para a terceira jornada, os nigerianos empataram sem golos com a congénere da Tanzânia. Com estes ingredient­es, aguarda-se por um desafio renhido, devido aos resultados alcançados pelos contendore­s nas jornadas anteriores. Os anfitriões querem vencer e terminar invictos a primeira fase da prova. Os angolanos assumem o favoritism­o, porque jogam diante do seu público e num estádio onde realizaram toda a preparação, desde o dia 23 de Agosto.

Antes, no mesmo recinto, às 9h00, a Serra Leoa (5º/04) mede forças com a Libéria (3º/06), para a abertura da ronda. Na sequência, a selecção dos Camarões, “lanterna vermelha” sem pontuar, enfrenta a Tanzânia (4º/04).

Ontem à tarde, a Selecção Nacional goleou a Tanzânia, por 4-0, em jogo de conclusão da quarta jornada, com “bis” de José Candeeiro. Heno Guilherme e Laurindo Lukamba apontaram os outros golos de Angola. Com este resultado, os campeões do mundo e a Nigéria partilham a primeira posição da tabela, com dez pontos.

José Candeeiro alcançou Hilário Kufula, colega na Selecção Nacional, no primeiro lugar da lista dos melhores marcadores, cada um quatro golos rubricados.

Na abertura da ronda, a Nigéria suou bastante para vencer a Serra Leoa, por 10, com golo solitário de Kelvin Kingsley. No prosseguim­ento da jornada, a Libéria venceu os Camarões, por 2-0, com tentos de Menawon e Boakai Morilai. O CANAF regista folga geral amanhã para o descanso dos jogadores, reatando na quinta-feira com os jogos das meias-finais e das classifica­tivas do 5º e 6º lugares.

Nesta primeira fase, os jogos estão a ser disputados ininterrup­tamente com dois desafios no período da manhã e um à tarde, no Estádio São Filipe, recinto agendado para todas as partidas.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??
 ?? DR ?? Tanzaniano­s (de azul e amarelo) foram incapazes de evitar a avalanche ofensiva e a goleada
DR Tanzaniano­s (de azul e amarelo) foram incapazes de evitar a avalanche ofensiva e a goleada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola