Jornal de Angola

Partido Popular forma Governo

-

O líder do Partido Popular austríaco, Sebastian Kurz, que venceu as eleições legislativ­as do país em 29 de Setembro, foi ontem formalment­e indigitado pelo Presidente para formar Governo, devendo agora iniciar negociaçõe­s para uma coligação.

“Vou começar esta semana as discussões com todos os líderes dos partidos representa­dos no Parlamento”, avançou Sebastian Kurz aos jornalista­s. Sebastian Kurz, disse que as prioridade­s passam por fazer face “ao mau momento da economia”, por voltar a reduzir impostos e por combater a imigração ilegal e o aqueciment­o global. Revelados na semana passada, os resultados finais das legislativ­as austríacas deram a vitória ao ÖVP de Kurz, com 37,46 por cento dos votos, muito à frente dos social-democratas (SPÖ, 21,18 por cento), da extrema-direita FPÖ (16,17 por cento), dos Verdes (13,9 por cento) e dos Liberais (8,1 por cento).

Sebastian Kurz governou 18 meses com o FPÖ até o Governo cair na sequência de um escândalo de corrupção que envolveu a extremadir­eita. O primeiro Governo, formado em Dezembro de 2017, não resistiu à revelação de imagens que mostraram o ex-líder do FPÖ e número dois do Executivo, Heinz Christian Strache, reunido com enviados russos para negociar donativos para o Partido da Liberdade da Áustria. O Governo implodiu em Maio e o FPÖ foi sancionado em Setembro, face a novas suspeitas de desvios de dinheiro, tendo perdido 9,8 pontos percentuai­s em relação aos votos nas eleições anteriores.

“Não vemos o resultado das eleições como um mandato para formar Governo”, explicou, na semana passada, o novo líder do FPÖ, Norbert Hofer, acrescenta­ndo que o partido “poderá reavaliar a situação” no próximo ano.

Privado do anterior aliado, Sebastian Kurz poderá fazer uma coligação com os sociaisdem­ocratas, que obtiveram a pior votação da história, mas ficaram em segundo lugar, ou virar 180 graus e juntar-se aos Verdes, grandes vencedores das eleições, com mais 10 pontos do que na votação anterior. O líder deste partido ambientali­sta, Werner Kogler, alertou que só ponderaria um acordo para formar Governo se Kurz fizer uma “mudança política radical”, exigindo compromiss­os concretos em questões ambientais.

O Presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, ex-líder dos Verdes, avisou que a “protecção do clima” deve ser levada muito a sério pelo próximo Executivo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola