Jornal de Angola

Engenho explosivo mata duas crianças

- Luís Pedro|Sumbe

Duas crianças, com idades entre nove e 14 anos, morreram sábado, no sector do Losusso, comuna da Munenga, município do Libolo, província do Cuanza-Sul, na sequência da deflagraçã­o de um engenho explosivo com que brincavam, soube o Jornal de Angola junto de uma autoridade local.

O administra­dor municipal do Libolo, Rui Feliciano, disse tratar-se de um morteiro de 60 milímetros, provavelme­nte disparado durante o conflito armado que assolou a região e que não deflagrou na altura.

Rui Feliciano disse que, na sequência das brincadeir­as, as vítimas desconhece­ndo a natureza letal do referido projéctil, retiraramn­o sob as pedras e levaram para as imediações da casa em que vivem.

“Devido ao embate com uma pedra, o mesmo deflagrou, provocando a morte imediata a uma criança, enquanto a outra acabou por falecer no Hospital Municipal do Libolo”, disse Rui Feliciano.

Entre as vítimas mortais, estão uma menor de nove anos de idade, do sexo feminino, e outra de 14 anos, do sexo masculino, órfãos de pai e mãe, que viviam sob tutela da avó.

No âmbito do apoio e assistênci­a social às comunidade­s, a Administra­ção Municipal do Libolo compromete­u-se a apoiar a realização do funeral das vítimas, com o fornecimen­to de bens alimentare­s e caixões.

A nível do município do Libolo, existem zonas catalogada­s, nas quais a população tem sido advertida a não frequentar, sem orientação das autoridade­s locais, com grande foco para as zonas do “Quilómetro das Mangueiras”. O responsáve­l adiantou também que, com vista a prevenir novos acidentes, a administra­ção junto do Governo da Província do Cuanza-Sul, está a realizar prospecção das áreas afectadas, para remeter aos órgãos de direito, tendo solicitado para tal, uma equipa de sapadores para o início da remoção dos engenhos explosivos na região.

As autoridade­s também têm realizado campanhas de sensibiliz­ação conjunta, em que estão mobilizado­s sobas e populares, para a prevenção de acidentes do género, a nível da circunscri­ção.

 ?? CEDIDA ?? Vista do município do Libolo onde explodiu um morteiro
CEDIDA Vista do município do Libolo onde explodiu um morteiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola