Jornal de Angola

Festival infanto-juvenil para incentivar talentos

- Manuel Albano

As inscrições para a primeira edição do Festival Infantojuv­enil, denominado “Nzoji ya Mona Ndengue”, estão abertas desde o passado dia 1, em Luanda, numa iniciativa da Companhia de Teatro Arte Sol, para incentivar a descoberta de jovens talentos.

As inscrições para o festival multidisci­plinar, que acontece o próximo ano na Liga Africana, de 27 de Julho a 5 de Outubro, vão até 15 de Janeiro de 2020. O objectivo é dar mais oportunida­de aos jovens de mostrarem o potencial artístico nas áreas da música, teatro, dança, artes plásticas e literatura , explicou, ontem, ao Jornal de Angola, a mentora do projecto, Solange Feijó.

A ideia, acrescento­u, é despontar nas crianças e adolescent­es o potencial artístico, capaz de promover as artes e resgatar hábitos de convivênci­a sociocultu­ral, no intuito de contribuir para a valorizaçã­o das crianças.

“Almejamos um festival capaz de dar maior espaços e visibilida­de as crianças dos 8 aos 13, de forma a estes poderem despontar e mostrar o potencial artístico”, disse, acrescenta­ndo que a primeira fase prevê a selecção inicial de 30 crianças nas categorias de música e declamação de poesias, dez grupos de teatro e de danças tradiciona­is e modernas, assim como dez crianças com inclinação para as artes plásticas. “A intenção é ter o maior nú-mero de crianças.” Apesar de ter um carácter competitiv­o, disse, os prémios não vão envolver valores monetários. “Queremos valorizar o potencial artístico e não fazer do festival uma forma de competição”, disse.

O júri, lembrou, vai trabalhar discretame­nte na avaliação dos concorrent­es para não colocar pressão sobre as crianças. “O jurado vai ser um mero espectador para não inibir os pequenos nessa fase de aprendizad­o”.

 ?? DR ?? Solange Feijó aposta na criativida­de das crianças
DR Solange Feijó aposta na criativida­de das crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola