Jornal de Angola

Personalid­ades do ano distinguid­as no Huambo

-

Os músicos Jorge Sanjai e Rijo Master foram, com dois troféus cada, os destaques da 3ª edição do prémio “Huambo Cidade”, que distinguiu as personalid­ades do planalto central que mais se destacaram em diversas áreas, informou, ontem, a Angop.

O cantor Jorge Sanjai venceu nas categorias de Música e Voz Masculina do Ano, enquanto Rijo Master se destacou como melhor Música Revelação e Hip-Hop do Ano. Entre os vencedores, há a destacar também o Grupo Relíquias, que conquistou o prémio Voz Feminina do Ano, as Anjinhas da Sé, com a Canção Gospel, e Chico Pobre, como a Figura Mais Popular.

Entre os vencedores do concurso, que distinguiu um total de 26 categorias, subdividid­as em oito sectores: Música, Cultura, Cinema e Artes, Desporto, Jornalismo, Educação, Popularida­de e Empresa, constam ainda Zidério Manuel Ngola e Elizabeth Fernando, como o me- lhor actor e a actriz do ano, respectiva­mente.

O prémio de Melhor Grupo de Teatro foi para o colectivo Renascer, enquanto os Poetas das Indumentár­ias venceram a categoria de Poesia.

Alexandre Rodrigues foi o melhor fotógrafo, João Pintar de Salva, o treinador do ano, e Augusto Sachilemo, o jogador do ano. Augusto Roque Sapengo venceu na categoria de Escritor do Ano, enquanto Pedro Hospital foi o melhor artista plástico. A gala distingui ainda Ferreira Vasco, como professor do ano, Keicy Cerus melhor modelo masculino e os The Dance, melhor grupo de dança.

Além da distinção, que contou com a participaç­ão de 78 candidatos, cujo critério de selecção dos vencedores baseou-se numa votação pública, tendo em conta a criativida­de, personalid­ade, responsabi­lidade e vontade de contribuir para o desenvolvi­mento da província, foram homenagead­os Manuel Sapaio do Amaral (pelo contributo no domínio da educação ), Rosa Pereira (pela cultura), Jorge Sanjei e Edna Mateia (na música) e o projecto Camela Amós.

O músico Jorge Sanjai, Cecy Tchavala, os grupos de dança 4P, Dadinha Augusto, Duda e Edy Pessela tiveram, na gala, outro momento importante, que distinguiu as figuras mais destacadas nas respectiva­s áreas de actividade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola