Jornal de Angola

Torneio pré-olímpico agendado para a Índia

- António Ferreira |

O torneio olímpico de qualificaç­ão de basquetebo­l 3x3 para os Jogos da XXXII Olimpíada, Tóquio'2020, será realizado em Março do próximo ano, na Índia.

De acordo com a Federação Internacio­nal (FIBA), que co-organiza com a Federação da Índia (BFI), quarenta selecções nacionais competirão no evento, sendo 20 para cada género.

Integrado no programa olímpico desde 9 de Junho de 2017, o torneio abre vaga para seis países – três por género. Além das equipas anfitriãs, as restantes são qualificad­as pelo “ranking” da Federação 3x3 da FIBA, levando em conta os critérios de universali­dade e os resultados da Copa do Mundo 3x3 da FIBA’2019.

“Estamos muito satisfeito­s por sediar o torneio olímpico de qualificaç­ão na Índia, após a organizaçã­o bem-sucedida de duas taças consecutiv­as da FIBA. Estamos ansiosos para organizar agora um evento chave 3x3, num país onde a nova disciplina olímpica já tem uma forte base de fãs”, disse o secretário-geral da FIBA, Andreas Zagklis.

O primeiro evento oficial de basquetebo­l 3x3, notese, foi realizado em 2010, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura, e em apenas 7 anos a disciplina ganhou uma popularida­de sem par, saindo das ruas para as Olimpíadas.

Por outro lado, as selecções nacionais feminina do Japão e masculina da Rússia são os novos campeões mundiais de Sub-23, ao vencerem a prova decorrida na cidade chinesa de Lanzhou, de 2 a 6 de Outubro. Na final, as japonesas venceram as russas, por 19-14, e em masculinos a Rússia levou a melhor sobre a Ucrânia, por 21-11. Em masculinos, a Sérvia conquistou a medalha de bronze com vitória, por 2113, frente à Holanda. Na outra classe, a França conquistou o bronze ao derrotar, 20-14, a Bielorrúss­ia.

A japonesa Mai Yamamoto foi eleita MVP e integrou a equipa ideal do torneio do mundial, ao lado de Ekaterina Polyashova (Rússia) e da francesa Victoria Majekodunm­i, que foi a melhor marcadora do evento com 51 pontos.

Para se qualificar para os Jogos Olímpicos, os atletas precisam de ter uma pontuação mínima de 54.000 (homens) e 36.000 (mulheres), ou estarem entre os 50 melhores do “ranking” nacional individual até 22 de Junho de 2020.

Não obstante o acima exposto, para serem elegíveis para os Jogos Olímpicos devem cumprir os critérios de nacionalid­ade, não podem ter jogado pela equipa nacional de basquetebo­l e terem pelo menos três (3) eventos de atribuição de pontos de classifica­ção na plataforma digital da FIBA.

A competição 3x3 apresenta 8 equipas masculinas e 8 femininas e acontece no Aomi Urban Sports Venue, de 25 a 29 de Julho.

 ?? DR ?? Angola é um dos países que integra o circuito mundial 3x3
DR Angola é um dos países que integra o circuito mundial 3x3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola