Jornal de Angola

World Athletics é a designação nova do órgão reitor mundial

- António Ferreira |

O “reinado” da Federação Internacio­nal de Atletismo Amador (IAAF) terminou ontem, e partir dessa data, a organizaçã­o adoptou um novo acrónimo, com a designação World Athletics, conforme foi decidido pelo Conselho Executivo da entidade, em reunião realizada em Junho, no Mónaco.

A mudança do nome e o novo logotipo da entidade, que visa populariza­r e modernizar o atletismo, é uma das novidades. No 52º Congresso da IAAF, em Doha, realizado antes do Mundial, ficou clara a decisão da entidade em introduzir a paridade de género. Os Mundiais de Doha, Qatar, atingiram o seu final no domingo, com participaç­ão de 2.043 atletas - 1.031 homens e 1.012 mulheres -, em representa­ção de 210 países.

Sebastian Coe foi eleito para um segundo mandato (com o voto de todos os 203 membros do Congresso), enquanto a colombiana Ximena Restrepo, medalha olímpica de bronze nos 400 metros, em Barcelona 1992, é a primeira mulher no lugar de vice-presidente da IAAF.

Os outros vice-presidente­s são Sergey Bubka, Geoffrey Gardner e Nawaf Bin Mohammed Al Saud. O conclave da World Athletics também elegeu novos membros, a saber: Hiroshi Yokokawa (Japão), Antti Pihlakoski (Finlândia), Anna Riccardi (Itália), Nan Wang (China), Adille Sumariwall­a (Índia), Nawal El Moutawakel (Marrocos), Abby Hoffman (Canadá), Sylvia Barlag (Holanda), Alberto Juantorena (Cuba), Willie Banks (Estados Unidos), Raul Chapado (Espanha), Dobromir Karamarino­v (Bulgária) e Beatrice Ayikoru (Uganda).

O Conselho da World Athletics passa a ser integrado por 26 membros, oito dos quais mulheres. Entre os 13 novos membros eleitos, seis são representa­ntes da área e dois membros da Comissão de Atletas, um homem e uma mulher, incluindo o presidente.

 ?? DR ?? Órgão reitor do atletismo mundial tem nova sigla
DR Órgão reitor do atletismo mundial tem nova sigla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola