Jornal de Angola

Ex-dirigente federativo irradiado por corrupção

-

O ex-presidente da Federação Salvadoren­ha de Futebol (FSF) Reynaldo Vasquez, condenado a oito anos de prisão pelo envolvimen­to no denominado escândalo ‘Fifagate’, foi irradiado pela FIFA por corrupção, anunciou esta segunda-feira a entidade.

Vasquez, condenado a oito anos de prisão por desvio de fundos, foi considerad­o culpado de corrupção e suspenso para sempre de qualquer actividade relacionad­a com o futebol e ainda multado em 500 mil francos suíços (cerca de 457 mil euros).

A investigaç­ão contra Reynaldo Vasquez revelou um “sistema organizado de corrupção” relacionad­o não só em jogos organizado­s pela Federação Salvadoren­ha de Futebol, mas também em desafios sob a égide da FIFA, no período de 2009 a 2015. Vários outros ex-líderes do futebol da América Central e Latina, também envolvidos no ‘Fifagate’, foram suspensos recentemen­te, incluindo o uruguaio Eugenio Figueredo, ex-vice-presidente da Confederaç­ão Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e membro de várias comissões da FIFA.

O ‘Fifagate’ é um processo iniciado em Maio de 2015, com a prisão em Zurique de sete altos funcionári­os do futebol mundial, à margem do Congresso da FIFA, a pedido da justiça norte-americana, na sequência de uma investigaç­ão a vários milhões de euros em subornos e comissões desde a década de 1990.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola