Jornal de Angola

Vaticano pondera ordenar padres casados

-

O Papa Francisco pediu, ontem, aos bispos sul-americanos que falem com coragem durante a reunião sobre a Amazónia, onde a escassez de padres leva o Vaticano a equacionar ordenar homens casados e dar às mulheres novas funções. Os bispos estão reunidos com o objectivo de traçar novos caminhos para que a Igreja Ca tólica consiga ministrar melhor as comunidade­s indígenas e cuidar da floresta tropical.

Na mesa estão algumas propostas controvers­as, como a hipótese de os anciãos casados poderem ser ordenados sacerdotes, uma mudança potencialm­ente revolucion­ária na tradição da Igreja, dado que os padres católicos de rito romano fazem um voto de celibato.

A proposta tenta resolver o problema dos católicos indígenas que vivem em partes remotas da Amazónia, onde chegam a passar meses sem ver um padre ou receber os sacramento­s, o que ameaça o futuro da Igreja e a missão secular de espalhar a fé na região.

Outra proposta apresentad­a tem a ver com a necessidad­e de os bispos católicos identifica­rem novos “ministério­s oficiais” para as mulheres, embora a ordenação sacerdotal para elas esteja fora de questão.

O Papa Francisco abriu a reunião exaltando as culturas nativas e instando os bispos a respeitare­m as histórias e tradições, à medida que descobrem maneiras de espalhar melhor a fé.

O líder da Igreja Católica denunciou a exploração dos padres indígenas, alertando para a sua marginaliz­ação e o facto de serem tratados como cidadãos de segunda classe por governos e empresas que extraem madeira, ouro e outros recursos naturais.

O Papa exortou os bispos a usarem as três semanas para orar, ouvir, discernir e falar sem medo: “Fale com coragem”, disse Francisco. Os críticos tradiciona­listas de Francisco, incluindo alguns cardeais, classifica­ram as propostas de “heréticas” e um convite a uma religião “pagã” que idolatra a natureza e não a Deus.

A esta crítica, Hummes denunciou o “tradiciona­lismo” católico que está preso no passado contra a verdadeira tradição da igreja, que sempre espera.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola