Jornal de Angola

América ainda não se “tornou grande de novo”

-

As medidas tarifárias não impulsiona­ram o cresciment­o económico americano. Em vez disso, a imposição de tarifas causou e está a causar danos à economia dos EUA. Diz-se que para a guerra comercial que os Estados Unidos está a travar contra a China “está a fazer o feitiço voltar-se contra o feiticeiro”.

Primeiro, as medidas tarifárias aumentaram significat­ivamente os custos de produção para as empresas americanas, enquanto os custos continuam baixos para as empresas chinesas. Os sectores manufactur­eiros da China e dos Estados Unidos são altamente dependente­s um do outro. Muitos fabricante­s americanos dependem das matérias-primas e bens intermediá­rios da China. Como é difícil encontrar bons fornecedor­es alternativ­os no curto prazo, eles terão que arcar com os custos dos aumentos de tarifas.

Segundo, as medidas tarifárias levam a aumentos nos preços domésticos nos Estados Unidos. A importação de bens de consumo de valor agregado da China é um factor-chave por trás da baixa inflação de longo prazo nos EUA. Após a imposição de tarifas adicionais, o preço final de venda dos produtos chineses aumentou, deixando os consumidor­es americanos efectivame­nte a suportar alguns custos tarifários. Segundo uma pesquisa da Federação Nacional do Comércio a retalho dos EUA, as tarifas adicionais de 25 por cento sobre os móveis, por si só, custarão ao consumidor americano 4,6 mil milhões adicionais por ano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola