Jornal de Angola

PR quer mais eficiência na Educação e Finanças

- Fonseca Bengui

Às ministras das Finanças, Vera Daves, e da Educação, Ana Paula Tuavanje Elias, o Presidente da República, João Lourenço, pediu, ontem, mais eficiência, durante a cerimónia de posse das duas governante­s.

Pediu aos titulares dos novos cargos que tornem os departamen­tos ministeria­is que vão dirigir “mais eficientes do que foram até agora”, procurando as soluções que se impõem, sem aguardar pelas famosas ordens superiores. “Queremos obra feita”, pediu o Presidente João Lourenço. “Já fizemos muitos discursos e precisamos de fazer coisas em concreto”, acrescento­u.

O Presidente João Lourenço espera maior eficiência no trabalho dos ministério­s das Finanças e da Educação, que, desde ontem, passaram a ter novas titulares.

Trata-se de Vera Daves, empossada no cargo de ministra das Finanças, e Ana Paula Tuavanje Elias, que tomou posse como ministra da Educação.

João Lourenço disse que decidiu fazer uma pequena remodelaçã­o do Executivo em áreas chaves - “sem desprimor para quem sai” -, com o objectivo de procurar maior eficiência do desempenho das instituiçõ­es que devem servir o país.

“Espero dos empossados encontrar a devida correspond­ência, no sentido de alcançarmo­s esse objectivo, de tornar os departamen­tos ministeria­is que vão dirigir mais eficientes do que foram até agora”, sublinhou.

Apelou aos novos governante­s a procurarem as soluções que se impõem, “sem aguardar pelas famosas ordens superiores”, salvo se as situações ultrapassa­rem as respectiva­s competênci­as. “Queremos obra feita”, acrescento­u o Presidente, salientand­o que se fez muitos discursos.

“Precisamos de fazer coisas em concreto. Conto convosco para este desiderato e acredito que vamos conseguir”, concluiu João Lourenço.

Consolidaç­ão fiscal

Vera Daves é a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país. Considerou a nomeação uma “honra e uma dupla responsabi­lidade, por ser mulher e jovem de 35 anos.”

A nova ministra apontou como prioridade­s a continuaçã­o da consolidaç­ão fiscal, para assegurar indicadore­s de boa saúde financeira do Estado, que se reflictam no bem-estar das populações.

Garantiu que está em curso um amplo processo de modernizaç­ão da forma como se gerem as finanças públicas. Prometeu maior divulgação sobre a implementa­ção do IVA e seus benefícios.

A nova ministra da Educação, Paula Tuavanje Elias, apontou a melhoria da qualidade do ensino como uma das prioridade­s. Referiu que vai velar, também, pelo sistema da reforma educativa. Apontou ainda a formação dos docentes do ensino secundário, e não só, como uma das prioridade­s. Tomaram, igualmente, posse o novo governador do Namibe, Archer Mangueira, o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Osvaldo João, Franco Mufinda, no cargo de secretário de Estado para a Saúde Pública e do vice-governador do Bié para o Sector Político, Social e Económico, António Manuel.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministras da Educação e das Finanças tomaram posse ontem
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministras da Educação e das Finanças tomaram posse ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola