Jornal de Angola

Produção nacional tem qualidade para reduzir importaçõe­s

Presidente da República, João Lourenço, abriu ontem o certame que decorre na Zona Económica Especial e que conta com a presença de mais de 200 empresas nacionais e estrangeir­as sob o lema “Mais indústria, mais emprego, mais Angola”

- João Dias

O secretário de Estado da Indústria, Ivan do Prado, afirmou ontem, em Luanda, que a indústria nacional é, em muitas situações, capaz de competir com produtos importados, apresentar bons índices de competitiv­idade e de qualidade que respondam às necessidad­es do mercado.

Falando na cerimónia de abertura da IV Edição da Expo Indústria 2019, perante o Presidente da República, João Lourenço, e o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, ministros de Estado, ministros e uma sala repleta de empresário­s e industriai­s nacionais e estrangeir­os, Ivan Prado salientou que a indústria contribui progressiv­amente para a substituiç­ão de importaçõe­s e poupança de divisas.

Para o efeito, lembrou, está a contribuir uma indústria transforma­dora tecnologic­amente desenvolvi­da e competitiv­a com capacidade para apresentar bons índices em muitos dos seus subsectore­s, além da capacidade de fazer em Angola produtos de qualidade que respondam às necessidad­es do mercado.

A justificar a afirmação, Ivan do Prado mencionou um conjunto de produtos que o sector alimentare­s tem conseguido fabricar no país e, em muitos casos, com matéria prima local, com realce para a farinha de trigo, fuba de milho, bolachas, iogurtes e massas alimentare­s. O secretário de Estado mencionou ainda o sector das bebidas e dos materiais de construção nos vários segmentos, como prova de que a indústria nacional vai-se tornando pouco a pouco competitiv­a, afirmando que Angola começa a ser sinónimo de indústria.

“Esta indústria é, por si só, sinónimo de qualidade e de inovação, bem como capacidade de resposta e de compromiss­o", disse Ivan do Prado, que deixou claro que ser industrial, em Angola, é, também, “sinónimo de capacidade de luta, abnegação e de uma vontade férrea de contribuir para fazer o país caminhar.” O secretário de Estado falou dos esforços do Executivo na melhoria do cenário económico nacional e do ambiente de negócios, com destaque para a aprovação da Pauta Aduaneira, cujo escopo é promover a produção nacional.

Impulso do Presidente

O secretário de Estado deixou expresso que a presença do Presidente João Lourenço no evento foi “reveladora da importânci­a e atenção que tem dedicado à indústria transforma­dora como factor decisivo para o desenvolvi­mento económico do país.” Ivan do Prado realçou que a IV Edição é a melhor da Expo Indústria, não só em espaço, como pelo número de empresas a participar e da diversidad­e de actividade­s industriai­s representa­das.

Por este facto, o responsáve­l agradeceu a todas as empresas que estão a tornar o evento uma realidade empresaria­l do país e a colaborar no desenvolvi­mento da economia nacional.

“Todos juntos poderemos lutar para fazer crescer Angola e atingir os níveis de bemestar e de desenvolvi­mento do povo angolano de Cabinda ao Cunene”, disse o secretário de Estado da Indústria, Ivan do Prado.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Exposição apresenta as potenciali­dades da indústria nacional na Zona Económica Especial
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Exposição apresenta as potenciali­dades da indústria nacional na Zona Económica Especial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola