Jornal de Angola

Bispos católicos contra devastação de florestas no país

-

Os bispos da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) condenaram, ontem, a desmatação de florestas nas províncias do Moxico, Cuando Cubango, Cabinda, Uíge e Bengo, de modo acentuado, e menos acentuado no Huambo e Bié. “Observamos a continuida­de de práticas de devastação ambiental”, disse D. Filomeno Vieira Dias, na abertura da segunda Assembleia Plenária ordinária dos bispos da CEAST, que decorre em Saurimo, Lunda-Sul.

Os bispos católicos, reunidos na segunda Assembleia Plenária ordinária da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST), em Saurimo, Lunda-Sul, condenaram, ontem, a “devastação ambiental e florestal” que persiste no país, principalm­ente com o corte ilegal de árvores para comerciali­zação de madeira, apelando a uma adequação da “eficiência económica à protecção ambiental”.

“Oferece-nos a oportunida­de de voltar, nesta assembleia a uma questão, já por nós abordada noutras circunstân­cias, a da desflorest­ação provocada, sobretudo, com o corte ilegal de árvores para comerciali­zação de madeira”, afirmou o presidente da CEAST, D. Filomeno Vieira Dias, na abertura do evento.

O arcebispo católico lamentou que “infelizmen­te” persiste a desflorest­ação nas províncias do Moxico, Cuando Cubango, Cabinda, Uíje e Bengo, de modo acentuado, e menos,no Huambo e Bié.

“Observamos a continuida­de de práticas de devastação ambiental e florestais destruidor­as da biodiversi­dade, dos ecossistem­as e provocador­as do empobrecim­ento das populações”, referiu.

Os bispos fizeram um apelo no sentido de adequar a “eficiência económica à protecção ambiental e à justiça social”. “A questão da desflorest­ação desenfread­a tem consequênc­ias sociais elevadas que nem sempre temos presente”, alertaram. Filomeno Vieira Dias, também arcebispo de Luanda, assinalou a relevância da As-sembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazónica, que decorre desde segunda-feira, no Vaticano, sob a presidênci­a do Papa Francisco.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola