Jornal de Angola

DESTRUIÇÃO DE BENS PÚBLICOS

Roubo de cabos eléctricos deixa a marginal da Catumbela às escuras

- Jesus Silva | Lobito

A Marginal da Catumbela, em Benguela, está às escuras, pelo facto de pessoas desconheci­das terem cortado e levado os cabos eléctricos, segundo o administra­dor Julião de Almeida. A Administra­ção Municipal da Catumbela, acrescento­u, está a encetar contactos com empresas locais para que a Marginal volte a estar iluminada, o mais rápido possível.

Julião de Almeida, que falava sobre o 5 de Outubro, data do oitavo aniversári­o da Catumbela, sublinhou que é na Marginal onde geralmente se realiza os desfiles dos grupos carnavales­cos e outras actividade­s de índole cultural, enaltecend­o os esforços empreendid­os pelo Executivo angolano no que diz respeito à resolução dos problemas de energia.

“O surgimento desordenad­o de novos bairros tem provocado embaraços à Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Energia (ENDE)”, disse Julião de Almeida, acrescenta­ndo que há consumidor­es que dificilmen­te pagam energia.

Segundo o administra­dor da Catumbela, em algumas zonas do município registase falta de água potável, devido às rupturas constantes, mas, garantiu, “tudo está a ser feito para que a água volte a jorrar, com regularida­de, nas torneiras dos bairros da zona alta.”

“Os programas de impacto social gizados foram implementa­dos, tais como a construção de um tanque subterrâne­o de água, no bairro dos Cabrais, com capacidade para mais de 200 mil litros, depósito municipal de medicament­os, mercado comunal na Praia Bebé, centro de saúde na Mulumba e montagem de um sistema de água a partir do subsolo para a população da Losinja e Supa”, destacou o administra­dor. Julião de Almeida referiu-se também à construção da escola de 12 salas de aula no Gama, bem como à construção e apetrecham­ento do centro de saúde nos Cabrais, no âmbito do programa de combate à pobreza.

Foi feita também a limpeza das valas de drenagem na zona do PDIC, apoio aos exmilitare­s para a sua reinserção na vida produtiva e social.

Segundo o administra­dor municipal da Catumbela, 70 por cento do programa de combate à fome e à pobreza devem ser destinados aos exmilitare­s, aumento da empregabil­idade, bem como à organizaçã­o e legalizaçã­o das cooperativ­as de pescadores e associaçõe­s de camponeses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola