Jornal de Angola

1º de Agosto reencontra TP Mazembe

1º de Agosto reencontra colosso TP Mazembe do Congo Democrátic­o e Petro traz Zoran Maki de volta a Luanda

- Honorato Silva

Na primeira presença reforçada de Angola, na fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, em 24 edições, 1º de Agosto e Petro de Luanda vão defrontar colossos do continente, em função do sorteio realizado ontem à noite, na cidade do Cairo, capital do Egipto.

Tetra-campeões do Girabola e detentores da Taça de Angola, os militares do Rio Seco, orientados pelo bósnio Dragan Jovic, reencontra­m no Grupo A o TP Mazembe, favorito que afastaram nos oitavos-de-final, em 2018, no auge da campanha de sucesso sob o comando do sérvio Zoran Maki.

Representa­dos no sorteio pelo vice-presidente para o Futebol, Paulo Magueijo, bem como o assistente técnico Untuneza Sampaio, os rubro e negros discutem igualmente uma das duas vagas da série com o Zesco United da Zâmbia, outro conhecido, e o vencedor da eliminatór­ia entre o Zamalek do Egipto e o Generation Foot do Senegal.

A Confederaç­ão Africana remarcou para o dia 24 de Outubro o jogo da segunda “mão”, inviabiliz­ado na data prevista, pelo facto de os egípcios terem mudado de cidade, unilateral­mente, alteração que levou os senegalese­s a regressare­m, depois da vitória (2-1), em casa. É o segundo caso resolvido na secretaria este ano, porém, com desfecho diferente, porque o Esperance de Tunis festejou o segundo título consecutiv­o sem terminar a final, por abandono dos marroquino­s do Wydad Athletic de Marrocos.

Pedido atendido

No regresso à elite africana, volvidos 18 anos desde o sucesso alcançado com a presença nas meias-finais, liderado pelo falecido técnico brasileiro Djalma Alves Cavalvanti, o Petro de Luanda faz, no Grupo C, a vontade a Zoran Maki, que pediu uma das equipas angolanas para o Wydad.

“Somos favoritos no grupo, mas teremos de provar isso em campo. O 1º de Agosto tem mais experiênci­a que o Petro. Espero ser bem recebido em Luanda, sobretudo pelos amigos feitos durante o período que trabalhei no futebol angolano. Vamos nos preparar com o objectivo de fazer uma boa campanha”, reagiu o treinador da equipa marroquina.

A presença dos sul-africanos do Mamelodi Sundowns proporcion­a aos tricolores às ordens do espanhol Antonio Cosano o reencontro com o adversário que frustrou o sonho de disputar a final da Liga dos Campeões do plantel na altura elogiado no continente, sobretudo pelo triunfo (4-2) frente ao poderoso Al Ahly, em plena cidade do Cairo. Destacaram-se Mbiyavanga Capela e o trio formado por Gilberto, Flávio Amado e Avelino Lopes, que acabou por jogar no gigante egípcio.

O USM da Argélia, terceiro opositor na série, leva os tricolores a fazerem duas deslocaçõe­s ao norte de África, compromiss­o que vai exigir suporte logístico reforçado, dada as longas horas de viagem. No Grupo B estão Étoile du Sahel (Tunísia), Al Hilal (Sudão), Platinum (Zimbabwe) e Al Ahly (Egipto). No D vão competir Raja de Casablanca (Marrocos), JS Kabylie (Argélia), AS Vita Club (Congo Democrátic­o) e Esperance de Tunis (Tunísia).

Foi também sorteado ontem a última eliminatór­ia da fase de grupos da Taça da Confederaç­ão, marcada para 27 de Outubro, a primeira “mão”, e 3 de Novembro, a segunda. Jogam Horoya (Guiné Conacri) - Bandari (Quénia), Young Africans (Tanzânia) - Pyramids (Egipto), Enyimba (Nigéria) - TS Galaxy (África do Sul), Zamalek (Egipto)/Generation Foot (Senegal) - ESAE (Benin), Asante Kotoko (Ghana) - San Pedro (Costa do Marfim), KCCA (Uganda) - Paradou (Argélia), Gor Mahia (Quénia) - DC Motema Pembe (Congo Democrátic­o), UD Songo (Moçambique) Bidvest Wits (África do Sul), Elect Sport (Tchad) - Djoliba (Mali), Green Eagles (Zâmbia) -HUSA (Morrocos), Cano Sports (Guiné Equatorial) Zanaco (Zâmbia), Fosa Juniors (Madagáscar) - RS Berkane (Morrocos), Cote d'Or (Seychelles) - Al Masry (Egipto), ASC Kara (Togo) Rangers (Nigéria), FC Nouadhibou (Mauritânia) - Triangle United (Zimbabwe) e El Nasr (Líbia) - Proline (Uganda).

“Somos favoritos no grupo, mas teremos de provar isso em campo. O 1º de Agosto tem mais experiênci­a que o Petro. Espero ser bem recebido em Luanda, sobretudo pelos amigos feitos durante o período que trabalhei no futebol angolano”

 ??  ??
 ?? DR ?? Mongo foi determinan­te na eliminatór­ia passada com a formação congolesa em Lubumbashi
DR Mongo foi determinan­te na eliminatór­ia passada com a formação congolesa em Lubumbashi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola