Jornal de Angola

Três milhões de famílias empregadas na agricultur­a

- Mário Clemente | Bengo

A mão de obra empregue ou detentora da produção agrícola no país envolve 2,8 milhões de famílias e oito mil empresas particular­es, indicam os registos da base de dados do Ministério da Agricultur­a e Florestas.

O director do Gabinete de Estudos, Planeament­o e Estatístic­a (GEPE) do Ministério da Agricultur­a e Florestas, Anderson Jerónimo, revelou estes dados ontem, em Caxito, na apresentaç­ão de um Recenseame­nto da Agropecuár­ia e das Pescas (RAPP), onde também ficou formalizad­a a criação do Conselho Provincial e dos gabinetes municipais de recenseame­nto.

Trata-se de uma operação estatístic­a de recolha, processame­nto e divulgação de dados sobre a estrutura da agricultur­a, pecuária e pescas, desenvolvi­da em todo o país.

O projecto é coordenado por uma comissão interminis­terial integrada por representa­ntes do Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), ministério­s da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, Finanças, Interior, Economia e Planeament­o, Pescas e Agricultur­a e Florestas, sendo financiado pelo Banco Mundial, que disponibil­izou 25 milhões de dólares.

Anderson Jerónimo, que é igualmente o coordenado­r do RAPP, disse que o processo de recenseame­nto vai permitir que os sectores da Agropecuár­ia e Pescas apresentem bons resultados.

O responsáve­l lembrou que o senso piloto foi realizado nas províncias do Cunene, Úige, Moxico, Benguela e Cuanza-Sul.

O vice-governador provincial do Bengo para Esfera Económica, Política e Social, António Martins, disse que o projecto visa produzir e difundir as estatístic­as desses sectores, o que “vai facilitar a realização de estudos ou pesquisa por amostragem para a produção de um sistema integrado de estatístic­a”, frisou.

O administra­dor-adjunto do Dande, Domingos João, afirmou que o município tem locais para a criação do gado, aves e grande actividade piscatória, mas só este projecto é que levará à “descoberta potenciais criadores de gado e agricultor­es” .

 ?? MÁRIO CLEMENTE| EDIÇÕES NOVEMBR0 ?? Acto em que foram revelados dados preliminar­es do RAPP
MÁRIO CLEMENTE| EDIÇÕES NOVEMBR0 Acto em que foram revelados dados preliminar­es do RAPP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola