Jornal de Angola

Angola e Libéria decidem qualificaç­ão para a final

Serra Leoa e Camarões discutem, a partir das 9h00, no Estádio São Filipe, em Benguela, o quinto lugar da tabela

- António Cristóvão | Benguela

Angola e Libéria decidem hoje, às 16h00, o apuramento para a final da quinta edição do Campeonato Africano de Futebol para Amputados, cuja partida é disputada no Estádio São Filipe, em Benguela.

Ao contrário da partida da primeira fase, na qual a Selecção Nacional goleou o adversário, por 5-0, esta tarde, certamente, nada será igual, pois adivinham-se inúmeras dificuldad­es, sobretudo pelo facto de os liberianos pretendere­m a desforra.

Depois do treino realizado, ontem, no palco do desafio, para correcções do que esteve mal no jogo com a Nigéria, o técnico “Chetu” Baptista promete fazer algumas mexidas no “sete” nacional.

O guarda-redes Jesus Mateus volta a merecer a confiança do selecciona­dor na baliza, embora reconheça os erros cometidos por num dos jogos da primeira fase.

Por seu turno, a Libéria, goleada na primeira fase por Angola, está refeita da derrota e pretende triunfar para defender o título conquistad­o, em 2013, no Quénia.

A Selecção Nacional defrontou pela primeira vez a Libéria em 2011, no Ghana, com vitória dos angolanos, por 1-0. Depois, defrontara­mse em 2013, no Quénia, na final do africano, com derrota, por 1-2, de Angola.

Este vai ser o quarto desafio entre as duas selecções num campeonato, com duas vitórias para Angola contra uma da Libéria.

Esta partida vai opor a Selecção Nacional, vice-campeã africana, à Libéria (detentora do título continenta­l), que se espera bastante equilibrad­o apesar de o favoritism­o recair para os anfitriões que jogam diante do seu público.

No primeiro desafio das meias-finais, jogam Nigéria e Tanzânia, às 10h30, também no Estádio São Filipe, num desafio em que são repartidas as probabilid­ades de vitória, sobretudo por os nigerianos chegarem com o rótulo de mundialist­as. Na primeira fase da competição, as selecções empataram sem golos para a terceira jornada. Antes, Serra Leoa e Camarões, em encontro agendado para as 9h00, no Estádio São Filipe, disputam as qualificat­ivas para o quinto lugar da prova.

Na primeira fase, os serraleone­nses, que ocuparam a quinta posição da tabela classifica­tiva e derrotaram os camaronese­s, por 2-0, assumem teoricamen­te o favoritism­o. A Serra Leoa, que chegou a Benguela atrasada, perdeu na primeira jornada por falta de comparênci­a, tendo apresentad­o um protesto, mas o comité organizado­r considerou improceden­te. Declaraçõe­s dos técnicos

O selecciona­dor nacional, “Chetu” Baptista, disse à imprensa que o objectivo do grupo é vencer o adversário para chegar à final do Campeonato Africano, mas reconhece que vai ser difícil.

“A Libéria é uma equipa experiente e tricampeã africana, mas vamos fazer o nosso jogo para vencer e chegar à final. Nesta altura, é tudo ou nada e, para nós, o campeonato começa hoje. O objectivo do grupo é ultrapassa­r a Libéria para estarmos na final”, disse o técnico após a sessão de treino.

“Chetu” Baptista garantiu que o moral do grupo é alto para fazer uma excelente exibição frente aos tri-campeões africanos: “os rapazes estão moralizado­s para o jogo. Trabalhámo­s para vencer, porque o nosso objectivo é conquistar o título africano”, finalizou.

Para o treinador Victor Benson, da Libéria, vai ser uma partida difícil: “será um jogo bastante difícil, mas pedimos a Deus que nos dê muita garra para tentarmos encarar o jogo da melhor maneira possível”, declarou ao Jornal de Angola.

A Selecção Nacional defrontou pela primeira vez a Libéria em 2011, no Ghana, com vitória dos angolanos, por 1-0. Depois, jogaram em 2013, no Quénia, na final do africano, com derrota de Angola por 1-2

 ?? SAMPAIO JÚNIOR ?? Campeões do mundo e detentores do título continenta­l entram com favoritism­o repartido
SAMPAIO JÚNIOR Campeões do mundo e detentores do título continenta­l entram com favoritism­o repartido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola