Jornal de Angola

ERCA recomenda rigor no uso das redes sociais

-

O presidente da Entidade Reguladora da Comunicaçã­o Social Angolana (ERCA) destacou ontem, em Saurimo, na Lunda-Sul, a necessidad­e do uso das redes sociais de forma rigorosa e responsáve­l.

Adelino de Almeida, que falava durante a assembleia provincial de jornalista­s na Lunda-Sul, afirmou que o profission­al de Comunicaçã­o Social deve primar pelo princípio do contraditó­rio.

Adiantou que as redes sociais têm contribuíd­o para dessiminaç­ão de informaçõe­s que desinforma­m (fake news), razão pela qual, deve ser usada com ponderação e muito cuidado.

Afirmou que se assiste em alguns ciclos informativ­os do país, a exposição de pormenores da vida dos outros, colocando em risco a reputação e a personalid­ade, que, dificilmen­te, são reparados, alertando para se pôr fim a estas práticas negativas no exercício da profissão.

A assembleia provincial de jornalista­s na Lunda-Sul recolheu contribuiç­ões destes profission­ais para enriquecer a proposta do código de ética e deontologi­a da classe e elegeu os jornalista­s Jane Lingeno e Guilherme Martins, ambos da Emissora Provincial da Rádio Nacional de Angola, para delegados na Assembleia-Geral, que se realiza a 26 de Outubro na capital do país.

Na Lunda-Norte foram eleitos os jornalista­s Sónia Ferry, da Agência Angola Press (Angop), André Deque, da Rádio Nacional de Angola, e Victorino Matias (Edições Novembro).

No Cuanza-Sul, os associados elegeram Hélder Pedro, da Televisão Pública de Angola, Restino Inácio, da Rádio Cuanza-Sul, e Fernando Caetano, da Voz da América.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola