Jornal de Angola

Adalberto Júnior e Raul Danda condiciona­dos

- Bernardino Manje

O Comité Permanente da Comissão Política da UNITA aprovou, ontem, sem reservas, as candidatur­as de Alcides Sakala Simões, Abílio Kamalata Numa e Estêvão José Pedro Kachiungo para presidente do partido e condiciono­u as de Adalberto Costa Júnior e de Raul Danda.

Segundo Anastácio Ruben Sicato, porta-voz da comissão preparatór­ia do XIII congresso ordinário da UNITA, Adalberto Costa Júnior deve apresentar, até três dias antes do início do conclave, um documento que comprove que renunciou à nacionalid­ade portuguesa.

Os estatutos da UNITA proíbem a dupla nacionalid­ade a um candidato à líder do partido. A mesma proibição é feita na Constituiç­ão angolana aos cabeças de listas (candidatos a Presidente da República) nas eleições gerais.

De acordo com Ruben Sicato, Adalberto Júnior garante que já renunciou, há bastante tempo, à nacionalid­ade portuguesa - que adquiriu ainda no tempo do conflito armado -, mas não conseguiu provar a renúncia à Comissão de Mandatos do congresso.

O porta-voz da comissão organizado­ra do próximo congresso da UNITA esclareceu, entretanto, que, até a solução deste pendente, nada impede que a candidatur­a de Adalberto Costa Júnior realize a campanha eleitoral. De resto, o político marcou, já para hoje, o lançamento da campanha, numa das unidades hoteleiras de Luanda.

Quanto à candidatur­a de Raul Danda, Ruben Sicato informou que, inicialmen­te, a mesma tinha sido rejeitada, com o fundamento de que o candidato não reúne o requisito de ser um membro do partido com pelo menos 15 anos de militância ininterrup­ta.

Durante a reunião do Comité Permanente da Comissão Política, que iniciou por volta das 9 horas e se estendeu até perto das 21, Raul Danda terá contestado a decisão, através de uma argumentaç­ão oral, tendo o órgão de cúpula do partido decidido que ele apresentar, no prazo de oito dias, um recurso com vista à aceitação como candidato.

Liderança dos deputados

Tendo em conta que, para a liderança da UNITA, concorrem o presidente e o primeiro vice-presidente do Grupo Parlamenta­r do partido, Adalberto Costa Júnior e José Pedro Kachiungo, respectiva­mente, o Comité Permanente decidiu que os deputados do “Galo Negro” à Assembleia Nacional sejam liderados, provisoria­mente, pela segunda vice-presidente, a deputada Navita Ngolo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola