Jornal de Angola

Três candidatos fazem campanha em Lisboa

-

Três candidatos à Presidênci­a da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embaló estarão hoje em Lisboa, em acções de campanha junto da comunidade guineense, anunciaram, ontem, elementos das três candidatur­as.

Segundo a Lusa, o actual Presidente da Guiné-Bissau, que concorre para a sua reeleição, José Mário Vaz, estará reunido com os apoiantes no auditório da faculdade de Medicina Dentária da Universida­de de Lisboa, às 15h00.

Antigo Primeiro-Ministro e candidato apoiado pelo Partido Africano da Independên­cia da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira estará na mesma universida­de, mas na Faculdade de Letras, a partir das 14h00, para apresentar à comunidade guineense as propostas de campanha.

Também antigo PrimeiroMi­nistro, Umaro Sissoco Embaló falará à comunidade guineense no mesmo dia, mas no concelho da Amadora, uma das localidade­s com maior concentraç­ão de cidadãos da Guiné-Bissau em Lisboa.O encontro de Sissoco Embaló, que se fará acompanhar de Braima Camará, líder do Movimento para a Alternânci­a Democrátic­a (MademG15), partido que o apoia na corrida às presidenci­ais, deve começar pelas 14 horas.

A capital portuguesa é um local de grande concentraç­ão de emigrantes guineenses. Números oficiais apontam para a existência de entre 50 a 70 mil pessoas. Além do número, analistas da política guineense consideram Portugal como cenário importante devido ao facto de os emigrantes serem actores determinan­tes na formulação do sentido do voto dos residentes no país, tendo em conta as remessas de dinheiro que fazem para o sustento familiar, face às dificuldad­es e à falta do emprego na Guiné-Bissau.

As eleições presidenci­ais na Guiné-Bissau estão marcadas para 24 de Novembro, nas quais se apresentar­am 19 candidatos, que aguardam pela decisão do Supremo Tribunal de Justiça (nas vestes de Tribunal Constituci­onal) para saber quem está autorizado a concorrer.

Estas serão às sextas eleições presidenci­ais desde que a Guiné-Bissau aderiu ao multiparti­darismo, no início dos anos 1990.

 ?? DR ?? Substituto de José Mário Vaz é escolhido em 24 de Novembro
DR Substituto de José Mário Vaz é escolhido em 24 de Novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola