Jornal de Angola

Polícia regista roubo de 50 cabeças de gado no município de Cuangar

Criadores de gado dizem que a retirada de alguns controlos policiais na região está a facilitar a vida dos meliantes, pois transporta­m os animais roubados em camiões e passam pelas principais vias que ligam as províncias fronteiriç­as

- Carlos Paulino | Cuangar

Pelo menos, 50 cabeças de gado bovino foram roubadas de Janeiro a Setembro do ano em curso no município do Cuangar,província do Cuando Cubango, informou ontem o comandante municipal da Polícia.

Intendente Jeremias Kanganjo disse que no período em referência a instituiçã­o que dirige registou 11 crimes relacionad­os com o roubo de gado bovino, admitindo que o número de cabeças de gado roubadas pode ser maior do que chegou ao conhecimen­to da corporação, “porque muitos criadores não têm a cultura de apresentar queixa às autoridade­s”.

Segundo o oficial superior da corporação, no aludido período foram recuperada­s 35 cabeças e detidos 19 cidadãos nacionais implicados no roubo de gado, cujo crime tem sido o mais praticado por marginais na região.

Jeremias Kanganjo fez saber que a situação é mais preocupant­e na comuna do Savate, onde os criadores dizem que todas as semanas são vítimas de roubo, cujos animais, segundo eles, são levados para a cidade de Menongue e às províncias do Bié, Huambo, Benguela e Luanda, onde comerciali­zam com facilidade. “Os efectivos da Polícia, em coordenaçã­o com os outros órgãos do Ministério do Interior, estão a trabalhar para acabar com o roubo de gado no município do Cuangar”, garantiu.

O regedor da comuna do Savate, Matias Ndala, disse que foi igualmente vítima de roubo de cinco cabeças de gado bovino, e teme que a situação piore porque o posto policial da sua área de jurisdição tem apenas quatro efectivos, menos dois do que tinha anteriorme­nte.

“Este problema está a preocupar-nos muito, pelo que apelamos à criação de mais postos policiais na comuna e o reforço de efectivos. Só assim os meliantes deixarão de tirar o sossego a população, em particular aos criadores de gado que praticamen­te não dormem para proteger os seus animais”, frisou Matias Ndala.

Para o regedor, a retirada dos controlos policiais ao longo das estradas, sobretudo o que estava junto à ponte sobre o rio Cubango, na comuna do Caiundo, tem contribuíd­o negativame­nte para o aumento do roubo de gado, porque os camiões que circulam entre Cuangar e as localidade­s de Menongue, Bié, Huambo e Luanda, têm estado a transporta­r animais roubados sem que sejam interpelad­os.

“O controlo policial que estava na comuna do Caiundo era muito importante, porque naquela região todos os camiões eram revistados, pelo que os motoristas, consciente­s do controlo cerrado no local, não arriscavam levar mercadoria­s ou gado ilegalment­e. Portanto, creio que diante desta situação a Polícia tem de intensific­ar a fiscalizaç­ão, revistando camiões, já que o gado roubado é transporta­do para fora da localidade do Cuangar por esta via.

O município do Cuangar é a localidade do Cuando Cubango com o maior potencial em termos de criação de gado, particular­mente na comuna de Olupale,que conta com uma população bovina estimada em cerca de 60 mil.

 ?? CARLOS PAULINO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ?? Várias cabeças de gado bovino são roubadas mensalment­e no município do Cuangar, particular­mente na comuna do Savate
CARLOS PAULINO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Várias cabeças de gado bovino são roubadas mensalment­e no município do Cuangar, particular­mente na comuna do Savate

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola