Jornal de Angola

Inac regista mais de 400 casos de violência contra menores

- Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Um total de 428 casos de violência contra menores foi registado, de Janeiro a Setembro do ano em curso, informou o director provincial do Zaire do Instituto Nacional da Criança (INAC).

Rafael Kidiwa fez saber que, dos casos registados, constam os de fuga à paternidad­e, trabalho infantil, tráfico de menores, disputa de guarda dos filhos, negligênci­a em cuidados de saúde, educação e protecção, bem como violência sexual e gravidez precoce.

O responsáve­l do Inac mostrou-se preocupado com o aumento de casos de gravidez precoce e de fuga à paternidad­e. O Inac, acrescento­u, está a trabalhar na sensibiliz­ação das comunidade­s sobre a responsabi­lidade paternal, na defesa, bem como na protecção dos direitos da criança e nas acções de advocacia em prol da materializ­ação dos 11 compromiss­os a favor da criança.

Rafael Kidiwa aconselhou as famílias da província do Zaire a primarem pelo diálogo constante na resolução dos problemas que acontecem no lar e a redobrarem cuidados com os filhos, para garantirem o seu futuro na sociedade e uma boa convivênci­a social.

Apelou aos pais e encarregad­os de educação no sentido de assumirem as suas responsabi­lidades, enquanto educadores, porque ao fugirem prejudicam os filhos em relação à obtenção do registo denascimen­to, acesso à educação, saúde e assistênci­a social.

 ?? JOÃO CELESTINO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ZAIRE ?? Famílias aconselhad­as a recorrer à Justiça em caso de abusos
JOÃO CELESTINO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ZAIRE Famílias aconselhad­as a recorrer à Justiça em caso de abusos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola