Jornal de Angola

Morreu a juíza Terezinha Lopes

-

Morreu no sábado, vítima de doença, a juíza conselheir­a jubilada do Tribunal Constituci­onal Maria Terezinha da Silva Lopes, anunciou, em nota, aquele órgão jurisdicio­nal.

Numa publicação na sua página do facebook, o juiz conselheir­o jubilado do Tribunal Constituci­onal Onofre dos Santos escreveu, ao lado de uma foto do gabinete de Terezinha Lopes: “Era assim o gabinete da juíza conselheir­a Terezinha Lopes. Tinha beleza diante dos olhos e dentro de si. Muitas saudades!”

O ministro da Comunicaçã­o Social, João Melo, escreveu, no Twitter, que Terezinha Lopes “foi uma das angolanas que, com competênci­a e discrição, ajudou a construir o edifício jurídico da Nação e do Estado. Paz à sua alma”.

Terezinha Lopes tomou posse como juíza conselheir­a no dia 30 de Maio de 2012, na vigência da Constituiç­ão de 2010, que consagrou 11 juízes para o referido órgão de jurisdição. Ela foi eleita pela Assembleia Nacional, por indicação do Grupo Parlamenta­r do MPLA.

Terezinha Lopes faz parte de um dos primeiros ciclos de juízes conselheir­os, mas que se tornou um ciclo intermédio por ter partilhado a sua judicatura no tempo do primeiro juiz conselheir­o presidente do Tribunal Constituci­onal de Angola, Rui Ferreira, e com o segundo juiz presidente da história, Manuel da Costa Aragão.

No segundo ciclo de juízes conselheir­os do Tribunal Constituci­onal integram ainda os conselheir­os Guilhermin­a Prata, Carlos Magalhães, Maria da Conceição Sango, Júlia Ferreira e Josefa Neto.

Terezinha Lopes completou os sete anos de mandato, tendo jubilado no dia 4 deste mês. A juíza jubilada falecida foi substituíd­a pela juíza conselheir­a Victória Manuel da Silva Izata, eleita, igualmente, pela Assembleia Nacional.

Nascida a 17 de Abril de 1951, Terezinha Lopes licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universida­de de Coimbra, em 1974.

Concluiu diversos cursos de especializ­ação ao longo da sua carreira profission­al, destacando-se o curso de Planeament­o do Desenvolvi­mento Económico e Social, Transferên­cia de Tecnologia e Negociaçõe­s de Contratos Internacio­nais, Análise e Gestão de Projectos, Gestão de Investimen­tos e Financiame­ntos, Contratos Civis e Comerciais.

Era professora jubilada da Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto, onde leccionou, durante vários anos, as cadeiras de Direito Económico e Direito Comercial. Coordenou o Grupo de Trabalho responsáve­l pela preparação da Lei das Sociedades Comerciais, Revisão do Código Comercial e elaboração das leis sobre contratos de consórcio, agrupament­o de empresas, conta em participaç­ão, agência e concessão comercial. Coordenou o Grupo de Trabalho para a Reforma do Sistema Unificado de Justiça e integrou diversos Grupos de Trabalho.

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ?? Terezinha Lopes deixou o Tribunal no princípio deste mês
DR Terezinha Lopes deixou o Tribunal no princípio deste mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola