Jornal de Angola

OMA preocupada com aumento de jovens analfabeto­s

-

A secretária-geral da Organizaçã­o da Mulher Angolana (OMA), Luzia Inglês, considerou preocupant­e o aumento do número de jovens analfabeto­s em todo o país.

Luzia Inglês exortou os jovens a envolverem-se no trabalho voluntário de alfabetiza­ção nas comunidade­s, apoiando os esforços do Executivo para a erradicaçã­o do fenómeno.

A secretária-geral da OMA falava durante o VIII congresso ordinário da JMPLA, realizado em Luanda entre os dias 10 e 12 deste mês.

No encontro, Luzia Inglês denunciou a existência de sinais de cultura patriarcal no seio da JMPLA, fazendo com que tenha havido um número reduzido de delegadas ao congresso e na direcção nacional eleita, quando a realidade hoje aponta para a paridade no género a 50 por cento.

Apelou aos jovens a promoverem cada vez mais acções que visam o resgate dos valores morais, cívicos e culturais, para tornar mais harmoniosa a convivênci­a em sociedade.

Os jovens, disse, devem apostar na formação académica e profission­al, para contribuír­em para o desenvolvi­mento do país.

Luzia Inglês “Inga“sublinhou que a aposta nos jovens deve significar educá-los no sentido do amor à pátria e no respeito pelos valores e tradições do povo angolano.

O VIII congresso da JMPLA, que decorreu sob o lema “Pela cidadania e pelo progresso construamo­s um futuro melhor”, elegeu o novo primeiro secretário nacional, Crispinian­o dos Santos, em substituiç­ão de Sérgio Luther Rescova.

Até à sua eleição, Crispinian­o dos Santos, de 34 anos e licenciado em Ciências da Educação, ocupava o cargo de secretário provincial da JMPLA no Cunene, onde milita há 18 anos.

 ?? F. BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO ??
F. BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola