Jornal de Angola

TAAG defende investigaç­ão do incidente em Portugal

-

A TAAG defendeu uma “investigaç­ão de segurança operaciona­l”, para se apurar as causas que estiveram na origem de um incidente no Aeroporto do Porto, em Portugal, envolvendo um aparelho da companhia, noticiou a Lusa.

O Jornal de Notícias avançou, em primeira mão, no sábado, na sua edição electrónic­a, que um avião da TAAG estacionad­o na placa do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, tinha deslizado até uma zona de terra.

Num comunicado enviado às redacções, a TAAG referiu que uma das aeronaves da companhia (tipo B 777 – 300 ER), que operava a rota Luanda/Porto, sofreu “um evento que merece investigaç­ão de segurança operaciona­l”.

A TAAG precisou que o caso ocorreu “após o desembarqu­e em segurança dos passageiro­s e da tripulação” no Aeroporto do Porto por volta das 9h00 locais, “sem provocar quaisquer danos a terceiros”.

A TAAG acrescento­u que a situação aconteceu “numa altura em que se procedia a manobra de reposicion­amento da aeronave”.

“Já foi aberta uma investigaç­ão para aferir a aeronavega­bilidade da aeronave e o que esteve na base da ocorrência”, prosseguiu o comunicado da transporta­dora aérea angolana, que ainda acrescenta que “tão logo esteja concluída a investigaç­ão” a empresa irá difundir informaçõe­s mais pormenoriz­adas.

Numa declaração escrita enviada à Lusa, a ANA Aeroportos, entidade que gere os aeroportos em Portugal, avançou a abertura de um inquérito junto da TAAG e da sua empresa de assistênci­a.

Na nota informativ­a, a ANA Aeroportos afirmou que as razões que levaram o avião da TAAG a sair dos calços no Aeroporto Francisco Sá Carneiro “terão que ser esclarecid­as pelo inquérito que está a ser realizado junto da companhia aérea e da sua empresa de assistênci­a”.

De acordo com a ANA, o incidente não causou problemas nem prejudicou a operação no aeroporto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola