Jornal de Angola

Falta de verbas paralisa obras do Pólo Industrial

- José Chaves/Andulo

As obras do Pólo Industrial Rural do Andulo, província do Bié, com um investimen­to inicial de 636 milhões de kwanzas, estão paralisada­s devido à falta de pagamento à empreiteir­a, revelou ao Jornal de Angola o administra­dor municipal adjunto para área Técnica e Infraestru­turas, Garcia Calique.

O projecto prevê ocupar uma superfície de 10 hectares, com o propósito de aumentar a oferta de bens e serviços e promover a substituiç­ão das importaçõe­s pela produção nacional.

Em Março do corrente ano, no quadro do Plano Nacional de Desenvolvi­mento (PND), o Governo adjudicou as obras à empresa Norafafric­a cujos trabalhos estão ainda na primeira fase, que comporta a construção das infra-estruturas básicas, arruamento­s, redes de saneamento, de abastecime­nto de água, energia eléctrica e comunicaçõ­es.

O Parque Industrial Rural do Andulo foi projecto para funcionar em 2020, e numa primeira fase vai garantir emprego directo a 20 pessoas e mais de mil indirectam­ente. O prazo de execução do projecto é de 12 meses.

Unicef apoia ensino primário

Uma delegação do Comité Nacional do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) esteve no município da Nharêa, no Bié, onde constatou as actividade­s que estão a ser desenvolvi­das no âmbito do projecto Escolas Amigas da Criança.

A delegação do Unicef visitou as escolas do ensino primário na sede municipal e na povoação de Longonjo, nas quais reuniu com professore­s e estudantes.

A administra­dora municipal da Nharêa, Maria Chicapa, disse que a visita da delegação do Unicef visou, essencialm­ente, constatar o grau de cumpriment­o das acções programada­s no projecto, consubstan­ciadas na melhoria da qualidade do ensino, acesso a água potável e o saneamento básico. O projecto Escola Amigas da Criança abrange várias escolas na província do Bié e visa ainda a capacitaçã­o do quadro docente.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um ângulo da vila de Andulo com as obras paralisada­s
EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da vila de Andulo com as obras paralisada­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola