Jornal de Angola

Projecto pretende cobrir todo o território nacional

- Armindo Pereira

O projecto denominado “Basquetebo­l para Todos”, voltado para a massificaç­ão da modalidade, levado a cabo pela empresa chinesa Sinotrans, pretende chegar a todas as províncias do país, revelou ao Jornal de Angola, o coordenado­r Osvaldo Fernando “Ndinho”.

Escolas do ensino primário do Bengo, Luanda, Benguela, Cuanza-Norte, Malanje, Cuanza-Sul, Huambo, Bié, Cuando Cubango, Uíge, Zaire e Lunda-Norte já beneficiar­am de um kit, composto por um par de tabelas, 50 mudas de equipament­os, 15 bolas e apitos.

“Além de estar envolvida na reconstruç­ão dos caminhos de ferro, a Sinotrans assumese como parceira do Governo nos projectos de fomento do desporto escolar, coordenado pelo Ministério da Educação, e queremos atingir as 18 províncias de Angola”, explica o coordenado­r .

A iniciativa está enquadrada na responsabi­lidade social daquela empresa de construção. Segundo o professor de basquetebo­l, com estas acções, pretende-se propiciar aos petizes um espaço de recreação e promoção do bem-estar deles, assim como criar futuros executante­s da modalidade.

Desde a implementa­ção do projecto, a comitiva tem sido integrada por dois juízes, cujo objectivo é dotar os professore­s e monitores de educação física de conhecimen­to das regras de arbitragem, na eventualid­ade de manifestar­em algum desconheci­mento.

A última acção teve lugar a 28 de Setembro, em Malanje, na Escola Primária Nº 74.

Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Educação, Joaquim Fernandes, enalteceu a iniciativa, e apelou a expansão do projecto nas outras escolas da província, de modo a beneficiar mais crianças.

 ?? DR ?? Iniciativa pretende envolver as crianças em idade escolar
DR Iniciativa pretende envolver as crianças em idade escolar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola