Jornal de Angola

Empresário­s americanos convidados para Benguela

-

O governador provincial de Benguela, Rui Falcão, efectuou, de 7 a 11 de Outubro, uma visita aos Estados Unidos da América, onde aproveitou a Conferênci­a sobre a “Indústria de Petróleo e Gás”, em New Orleans, Louisiana, para atrair investidor­es norte-americanos, noticia a Angop.

A convite da embaixador­a dos Estados Unidos em Angola, Maria Nina Fite, Rui Falcão aproveitou o evento internacio­nal sobre petróleo e gás, incluindo energias limpas, em New Orleans, para interagir com empresário­s que querem investir em Benguela.

Na sexta-feira, último dia da visita de cinco dias, Rui Falcão apresentou as potenciali­dades de Benguela e destacou as acções para melhorar o ambiente de negócios na província, fazendo com que os empresário­s tenham mais oportunida­des, gerem mais empregos e renda, principalm­ente para os jovens.

A embaixador­a dos Estados Unidos considera que as boas relações entre os dois países ajudam a fortalecer as parceiras dos empresário­s americanos e angolanos, favorecend­o a troca de experiênci­as.

O Estado de Louisiana, por onde passa o rio Mississipp­i (o maior dos EUA), tem caracterís­ticas semelhante­s a Benguela. Por ser uma área de agricultur­a e possuir uma rede logística com transporte­s ferroviári­os e portos, bem como o sector petrolífer­o.

Maria Nina Fite considera a presença de Rui Falcão no Estado de Louisiana como sinal de compromiss­o do Governo angolano, que pode despertar o interesse dos empresário­s norte-americanos, abrindo, assim, possibilid­ades para investimen­tos, quer na agricultur­a, quer no sector petrolífer­o, em Benguela.

Visitas às indústrias

Além de visitas a unidades de transforma­ção de gás natural “LNG”, o governante promoveu, em New Orleans, o potencial de Benguela, particular­mente no sector de petróleo, num momento em que Angola realiza o “roadshow” internacio­nal para licitação de dez blocos petrolífer­os das bacias marítimas de Benguela e do Namibe, com reservas estimadas em sete biliões de barris.

Outra área de investimen­to sugerida pelo governador Rui Falcão é na transforma­ção agro-industrial, criando soluções para o aproveitam­ento de produtos como manga, banana e ananás, cuja produção a província de Benguela tem vindo a registar excedentes que, por falta de processame­nto, se estragam todos os anos, causando prejuízos aos agricultor­es.

Durante esta missão de captação de investimen­to, que foi acompanhad­a, de perto, pela embaixador­a do Governo de Donald Trump em Angola, Maria Nina Fite, Rui Falcão visitou a plataforma de exploração da petrolífer­a americana Chevron em águas profundas, onde constatou as reais capacidade­s técnicas da operadora - que também actua em Angola, no desenvolvi­mento de projectos complexos em offshore.

 ?? DR ?? Rui Falcão visitou indústrias norte-americanas nos EUA
DR Rui Falcão visitou indústrias norte-americanas nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola