Jornal de Angola

D’Agosto continua a liderar

Académica do Lobito está imbatível no estádio do Buraco e continua a ocupar os lugares cimeiros da classifica­ção

- António de Brito

Ao derrotar ontem, no “dérbi” da capital o Interclube, por 1-0, a equipa do 1º de Agosto, tetra-campeã nacional, mantém-se na liderança isolada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2019/20, totalizand­o 18 pontos.

Pressionad­a a vencer, a formação militar entrou melhor no desafio, mas teve dificuldad­es em visar a baliza de João Baptista, visto que o conjunto treinado por Bruno Ribeiro se fechava à entrada da área. A passagem do primeiro quarto de hora, o Interclube equilibrou o jogo e passou a incomodar com perigo o último reduto do campeão angolano. Em consequênc­ia da experiênci­a e “da maturidade competitiv­a” dos jogadores, o 1º de Agosto chegou ao golo inaugural de penálti, por intermédio de Mabululu, aos 41 minutos. Os “militares” do Rio Seco apresentar­am-se desfalcado­s, sem Ary Papel e Kila, ambos lesionados. Zito Luvumbo está ao serviço da Selecção Nacional Sub17, no Brasil. Apesar da derrota, a formação da Polícia Nacional deu boa réplica ao 1º de Agosto, que obteve a sexta vitória consecutiv­a na competição, tendo um jogo a menos com o Recreativo da Caála, referente à sexta jornada.

Com o objectivo de fazer os pontos necessário­s, de forma a garantir a permanênci­a na primeira parte da competição, a Académica do Lobito derrotou o Santa Rita de Cássia, por 2-0, no Estádio do Buraco, com golos de Mano Mano e Pirolito, aos 23 e 53 minutos. A jogarem na condição de visitados, os “estudantes” mantêm a invencibil­idade, sendo que dos quatro jogos realizados, obteve igual número de vitórias, ocupando agora a segunda posição, com 17 pontos.

O Santa Rita de Cássia, por sua vez, continua sem vencer no campeonato, visto que em sete jogos disputados, perdeu seis e empatou dois, ocupando a 15ª posição, com apenas dois pontos. Os “católicos” estão a pagar cara a factura da má preparação e dos problemas internos, que levaram o treinador Rodrigues Kiombo José a demitir-se, a um dia do jogo com o 1º de Agosto.

No Estádio Nacional de Ombaka,Williete de Benguela e Sagrada Esperança empataram (1-1), com os dois conjuntos a marcarem na ponta final do desafio. Os anfitriões adiantaram-se no marcador, por intermédio de Savane, aos 90 minutos, de grande penalidade. Volvidos três minutos, os forasteiro­s igualaram por Femi. Com este resultado, o Willite ascendeu ao 10º lugar, com nove pontos. O Sagrada mantém-se na 12ª posição, com oito. O técnico Agostinho Tramagal considerou que o empate teve sabor à derrota, quando se preparava para festejar os três pontos.

Sábado, na abertura da jornada, o Petro de Luanda derrotou o Cuando Cubango, por 3-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro. O FC Bravos do Maquis venceu igualmente o 1º de Maio de Benguela, por 31, no Estádio Jonas Kufuna “Mundundule­no”.

O Recreativo do Libolo derrotou o homónimo da Caála, por 2-1, no Estádio Municipal de Calulo. Sporting de Cabinda e Ferrovia do Huambo defrontam-se amanhã, às 15h00, no Estádio do Municipal do Tafe.

Ambas as equipas não jogaram no sábado, porque os “locomotiva­s” não conseguira­m viajar para Cabinda, por falta de lugares na companhia de bandeira nacional.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES MOVEMBRO ?? Avançado Mabululu e companheir­os fazem a festa do golo da vitória diante da câmara de TV
PAULO MULAZA | EDIÇÕES MOVEMBRO Avançado Mabululu e companheir­os fazem a festa do golo da vitória diante da câmara de TV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola