Jornal de Angola

Campeonato Nacional arranca apenas com equipas da capital

A competição começa a ser disputada na sexta-feira depois da final da Taça de Angola no final de semana

- Armindo Pereira

Ficou acordada a disputa de três jornadas por semana, contrariam­ente às duas propostas pela Federação. A primeira fase será disputada no sistema de todos contra todos a uma volta

Nove equipas da capital começam a disputar, a partir de sexta-feira, a 27ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de hóquei em patins, sob a égide da Federação Angolana da modalidade (FAP), com palco nos pavilhões Anexo I da Cidadela e Dream Space, no Quikuxi.

Durante a reunião técnica, realizada na primeira semana do mês em curso, as equipas sugeriram ao órgão reitor a realização da prova no mais curto período possível, de modo a acautelar gastos avultados, tendo como justificaç­ão as dificuldad­es financeira­s.

Assim sendo, o encerramen­to está previsto para 19 de Novembro. Académica de Luanda, 1º de Agosto, Petro de Luanda, Clube Desportivo Estado Maior, ISTM, Desportivo do Exército, Sagrado Coração de Jesus, Desportivo da Marinha e CODEFA são as equipas inscritas.

Ficou ainda acordada a disputa de três jornadas por semana, contrariam­ente às duas propostas pela Federação. A primeira fase será disputada no sistema todos contra todos a uma volta, ficando de fora a última classifica­da.

Na segunda fase, as quatro primeiras classifica­das vão disputar as meias finais, no sistema de “play-off”, a melhor de três partidas. O primeiro joga com o quarto e o segundo mede forças com o terceiro. As outras equipas disputam as classifica­tivas do quinto ao oitavo lugar.

Os vencedores da meiafinal disputam o título num único jogo, ao passo que os derrotados jogam para o terceiro posto. Nos dias de semana os desafios são disputados no Anexo da Cidadela e aos sábados e domingos no Dream Space.

A primeira jornada reserva as seguintes partidas: Sextafeira ISTM-CODEFA, às 17h00, Estado Maior-1º de Agosto às 18h30. No dia seguinte, a Marinha recebe o Sagrado Coração, às 16h00 e hora e meia mais tarde entram em acção Petro e Exército. Nesta ronda folga a Académica, por força de calendário. Em declaraçõe­s ao Jornal

de Angola, Pedro Azevedo “Chipita”, vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP) garante estarem criadas as condições técnicas e administra­tivas para a disputa da competição, sem qualquer constrangi­mento.

“Eventualme­nte poderá haver uma ou outra jornada no meio da semana, a ser disputada no Dream Space, em função da disponibil­idade do recinto da Cidadela. Em suma temos tudo preparado para arrancar com a prova”.

Para o responsáve­l federativo, a Taça de Angola, vencida pela Académica de Luanda, pela sexta vez consecutiv­a, serviu de “balão de ensaio” para o nacional. Petrolífer­os e estudantes dignificar­am a final do segundo troféu mais importante do calendário da FAP, num desafio com alternânci­a constante no marcador.

O avançado do Petro de Luanda, Josemar Tavares “Zidane” promete aparecer no melhor da forma desportiva durante a disputa do campeonato nacional. Dotado de uma técnica individual apurada, a “jóia da coroa” dos tricolores lamentou o facto de não ter conseguido conquistar a Taça de Angola, troféu que foge das hostes do Eixo Viário desde 2012.

“Estou num bom momento de forma, mas acredito melhorar nos dias que vão anteceder o arranque do nacional. Quero aparecer no melhor da minha forma, e ajudar o Petro a ser campeão nacional, depois de falharmos a conquista da Taça de Angola”, lamentou.

O técnico principal do Petro de Luanda, Benevides de Almeida “Vides”, reafirmou a intenção de lutar pela conquista do título. Por seu turno, o português Fernando Fallé, técnico da Académica disse que o objectivo é a revalidaçã­o.

Recorde-se que os “estudantes” venceram a equipa do Eixo Viário, na Taça de Angola, sábado último, por 6-4, com favorável 2-0, ao intervalo.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Desafios vão decorrer em ritmo acelerado com a disputa de três jornadas por semana
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Desafios vão decorrer em ritmo acelerado com a disputa de três jornadas por semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola