Jornal de Angola

Leonel da Rocha Pinto quer deixar a liderança

-

O presidente do Comité Paralímpic­o Angolano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, disse ontem que quer abandonar a liderança daquela instituiçã­o devido à falta de apoios para a construção de um centro de alto rendimento no país.

“Há um problema grande de falta de infra-estruturas no país para a prática do desporto, sobretudo destinados a pessoas com deficiênci­a. É um problema nacional. Temos estado a trabalhar em campos alheios”, disse agastado.

Prosseguin­do, Da Rocha Pinto confessou: “estamos a apelar para a construção deste centro, porque com estas instalaçõe­s podemos resolver a situação que se vive actualment­e. Nas outras províncias, é difícil ter os atletas a treinarem”, explicou, insatisfei­to com a situação que se arrasta há 25 anos. Para Leonel da Rocha Pinto, um centro de alto rendimento no país resolveria parte das carências.

“Estamos com problemas para levar os atletas para os Jogos Paralímpic­os, no próximo ano, na cidade de Tóquio, devido à ausência deste centro. Se nos derem as condições, vamos continuar a trabalhar e a produzir resultados, porque há outras modalidade­s também que clamam pela mesma atenção”, desabafou, preocupado com o futuro do desporto adaptado.

A intenção do presidente do CPA é desenvolve­r outras modalidade­s: “temos vindo a trabalhar no processo de inclusão ao nível do desporto. Não podemos deixar de realizar o sonho de muitos atletas de outras modalidade­s que também querem atingir patamares como estes, mas, no entanto, precisamos de condições”, destacou.

A construção do centro faz parte do programa de acção do desporto para pessoas com deficiênci­a em África, apresentad­o e ratificado durante uma reunião de periodicid­ade bianual do Conselho Regional do Comité Paralímpic­o Internacio­nal (IPC), realizada a 31 de Outubro de 2010, em Bona, Alemanha.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola