Jornal de Angola

Kachiungo conversa hoje com jornalista­s

- Bernardino Manje

Depois de, na segunda-feira, se ter reunido com membros da direcção da organizaçã­o juvenil do seu partido, o candidato à liderança da UNITA Estêvão José Pedro Kachiungo tem, na manhã de hoje, em Luanda, uma conversa com jornalista­s e fazedores de opinião, no âmbito da campanha com vista à sucessão de Isaías Samakuva na chefia daquela força política.

De acordo com Kafu Sabino, mandatário de José Kachiungo, o encontro realiza-se a meio da manhã, numa das unidades hoteleiras de Luanda, enquanto o lançamento formal da campanha está marcado para sábado, igualmente na capital.

Durante o encontro com os membros da direcção da JURA, Kachiungo, 56 anos e o mais jovem entre os aspirantes à liderança da UNITA, chamou à atenção dos delegados ao XIII congresso ordinário do partido para não votarem num ou noutro candidato apenas por simpatia. Entre os quatro candidatos (cinco, se se contar com Raul Danda, cuja candidatur­a se encontra pendente), apenas Adalberto Costa Júnior apresentou, formalment­e, o manifesto eleitoral. Caso seja eleito, o candidato, de 57 anos, que hoje mantém contactos com militantes da UNITA no município de Cacuaco, em Luanda, compromete-se a mudar a actual situação do partido, defendendo que o mesmo “não deve continuar a ser visto como um mero coadjuvant­e no cenário político nacional”.

Os outros concorrent­es à sucessão de Isaías Samakuva são Alcides Sakala, secretário cessante para as Relações Internacio­nais e porta-voz do partido, e o general na reserva Abílio Kamalata Numa, antigo deputado e secretário-geral do partido.

Com 66 anos, Alcides Sakala é o mais velho entre os candidatos e é tido como o candidato da continuida­de, por a maior parte dos seus apoiantes fazer parte da direcção cessante. Sakala marcou para amanhã, numa das unidades hoteleiras de Luanda, a apresentaç­ão do manifesto eleitoral.

Por sua vez, Kamalata Numa, 64 anos deve lançar a sua campanha no sábado, na aldeia de Lopitanga, município do Andulo, província do Bié, onde repousam os restos mortais do fundador do partido, Jonas Savimbi.

 ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Militantes da UNITA elegem em Novembro novo líder
BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Militantes da UNITA elegem em Novembro novo líder

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola