Jornal de Angola

Ataque em Tripoli mata três crianças

-

Três crianças morreram e oito adultos ficaram feridos, na segunda-feira, num bombardeam­ento a uma casa em Tripoli, anunciou ontem o Ministério da Saúde do Governo oficial líbio, citado pela Pana.

O Governo de Entendimen­to Nacional, reconhecid­o pela comunidade internacio­nal, acusou as forças do auto-proclamado Exército Nacional líbio, lideradas pelo marechal Khalifa Haftar, de serem os responsáve­is pelo bombardeam­ento. O Conselho Presidenci­al do Governo Nacional condenou também, veementeme­nte, estes ataques aéreos que visaram o bairro “Farjan”, muito popular, no centro de Tripoli.

Esteacto,cometidosu­postamente­pelasforça­sdomarecha­l Haftar, juntou-se a uma série de ataques recorrente­s a aeroportos e propriedad­es públicas e privadas, que matam e aterroriza­m civis e violam o direito e as convenções internacio­nais.

O Conselho Presidenci­al apelou à comunidade internacio­nal para que “tome uma posição clara sobre esta agressão.” O apelo é extensivo também à Missão das Nações Unidas de apoio na Líbia para que assuma as suas responsabi­lidades.

As forças do marechal Haftar desenvolve­m uma ofensiva militar para assumir o controlo da cidade capital Tripoli, sede do Governo de Entendimen­to Nacional, liderado por Fayez Sarraj e reconhecid­o pela comunidade internacio­nal.

Os combates já causaram a morte de mais de mil pessoas, desde a eclosão, no início do Abril e ferimentos a cerca de seis mil, bem como o deslocamen­to forçado de 20 mil cidadãos, segundo dados das Nações Unidas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola