Jornal de Angola

Manifestan­tes mantêm as estradas bloqueadas

-

Os protestos continuam na Catalunha, Espanha, após a condenação pelo Supremo Tribunal dos principais dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independên­cia em 2017, dezenas de voos foram cancelados, ontem, em Barcelona e foi convocada uma greve geral para sexta-feira.

De acordo com a companhia aérea Vueling, citada pelo jornal “La Vanguardia”, a tripulação e o pessoal de terra não conseguira­m chegar ao aeroporto, os manifestan­tes cortaram o trânsito nas estradas N-II em Mataró (Barcelona) e C-65 em Cassa de la Selva (Girona), queimando pneus e madeira.

Uma fonte do Serviço de Trânsito Catalão (SCT) informou que a rede de estradas catalã amanheceu com incidentes, depois de, na segundafei­ra, os manifestan­tes terem bloqueado e impedido a circulação rodoviária em várias estradas da região.

A plataforma independen­tista “Tsunami democràtic” anunciou mais concentraç­ões nos próximos dias em frente das principais delegações do Governo na região.

A Confederaç­ão Sindical Catalã (CSC) e a Intersindi­cal Alternativ­a de Catalunha (IAC) convocaram para sexta-feira uma greve geral pelos “direitos e liberdades dos trabalhado­res.” Além da paralisaçã­o, está prevista uma manifestaç­ão que tem como ponto de partida os Jardinets de Gràcia, refere a Europa Press.

Os responsáve­is pela CSC e IAC fizeram saber, em conferênci­a de imprensa, que a greve geral tem como objectivo “exigir a restituiçã­o” dos direitos dos trabalhado­res que foram “cortados” nos últimos anos.

O presidente independen­tista do Governo regional catalão, Quim Torra, assegurou, ontem, que não vai “desfalecer nunca” no exercício do direito à auto-determinaç­ão da Catalunha. Torra fez esta declaração num discurso, em memória do ex-presidente do Executivo catalão, Lluís Companys.

 ?? DR ?? Os manifestan­tes continuam a agitar as ruas de Barcelona
DR Os manifestan­tes continuam a agitar as ruas de Barcelona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola