Jornal de Angola

Explosão de granada causa morte a menor

- Maximiano Filipe | Benguela

Um adolescent­e de 15 anos de idade, na povoação da Chacuma, município da Ganda, província de Benguela, teve morte imediata em consequênc­ia da explosão de uma granada fora da sua zona de residência.

O facto aconteceu quando, na manhã de segunda-feira (14/10), cinco menores, do género masculino, entre 14 e 15 anos de idade, dirigiram-se à zona montanhosa da localidade, com o objectivo de recolher cogumelos. Durante o percurso, a vítima que em vida se chamou David Kumandala, recolheu a granada do solo e, minutos depois, o objecto explodiu na sua mão.

“Ele pensou que fosse um objecto qualquer, menos granada”, disse um dos sobreviven­tes que, como os outros dois, teve ferimentos leves. Os três estão a receber tratamento no Hospital Municipal da Ganda. Um outro acompanhan­te saiu completame­nte ileso, mas está a ser acompanhad­o por um psicólogo, devido ao susto que teve pela explosão.

José Kumandala, tio da vítima mortal, disse não ser a primeira vez neste ano que habitantes locais localizam engenhos explosivos.

“Comunicámo­s às autoridade­s que camponeses e crianças já localizara­m granadas ao dirigirem-se à lavra e à escola, respectiva­mente”, informou. O Jornal de Angola apurou que uma equipa multissect­orial da província está no local onde se registou a explosão da granada que vitimou Da-vid Kumandala, para apurar as causas do incidente e orientar a população para não circular em zonas considerad­as de risco.

O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) continua a identifica­r as zonas considerad­as de risco e a ensinar a população como evitar circular nestas regiões.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Uma equipa do Instituto de Desminagem já está no local
EDIÇÕES NOVEMBRO Uma equipa do Instituto de Desminagem já está no local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola