Jornal de Angola

Dívida em atraso dos alfabetiza­dores está a ser paga

-

Os subsídios dos alfabetiza­dores e facilitado­res enquadrado­s no Programa de Alfabetiza­ção e Aceleração Escolar da província do Cunene, em atraso de 2015 a 2018, começaram a ser pagos pelo Gabinete Provincial da Educação, informou o director da instituiçã­o, Domingos de Oliveira. De acordo com o director do Gabinete da Educação, o contrato do ano lectivo para alfabetiza­ção é de nove meses e neste momento estão a ser pagos um mês que estava em dívida do ano de 2015 e outros anos estão a ser pagos todos os meses do contrato assinado.

Domingos de Oliveira, disse que o Ministério da Educação disponibil­izou 33 milhões e 940 mil kwanzas, para o pagamento de dívidas. Domingos de Oliveira, disse que cada alfabetiza­dor, vai receber um subsídio de dez mil kwanzas mês, acrescento­u que apesar da liquidação dos anos anteriores, ainda falta por pagar a dívida de 2019.

O responsáve­l disse que o Gabinete da Educação está a encontrar dificuldad­es na localizaçã­o de alfabetiza­dores para o pagamento dos subsídios porque muitos desistiram na altura por falta de pagamentos, outros mudaram de província à procura de melhores condições de vida. Domingos de Oliveira defende o aumento do valor do subsídio devido à perda do poder de compra. “Actualment­e os dez mil já não chegam para o sustento de uma famíla”, argumentou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola