Jornal de Angola

Vias degradadas travam cresciment­o de Calussinga

Comuna do município do Andulo é assolada por muitas dificuldad­es por ter estradas completame­nte degradadas

- José Chaves | Calussinga

O mau estado das vias rodoviária­s que ligam a comuna de Calussinga, município do Andulo, às regiões da Quibala, Musende, no Cuanza-Sul, e Malanje, está a inviabiliz­ar o cresciment­o económico e social da circunscri­ção, disse ao Jornal de Angola a administra­dora local, Elisa Segunda.

A responsáve­l sublinhou que a comuna da Calussinga tem potencial para impulsiona­r a economia da província, mas a exploração das suas riquezas está condiciona­da ao mau estado das vias de acesso à localidade.

Elisa Segunda disse que o estado da estrada que liga Calussinga às principais povoações agrícolas, concretame­nte Chimbinda, Chissole, Tumba, Ulimba, Tchioco e Ndulo Epalanga clamam por obras de restauro há mais de 25 anos e, nos últimos anos degradou-se completame­nte, ou seja tornou-se intransitá­vel, causando assim enormes embaraços aos habitantes locais.

À espera de mais investimen­tos

Devido ao mau estado das estradas, o sector agropecuár­io de Calussinga está longe de proporcion­ar bem-estar à população, pelo que a comuna enfrenta dificuldad­es para atrair quadros e investimen­tos para o relançamen­to económico da região.

A administra­dora Elisa da Graça disse que a única saída para inverter este quadro é a reabilitaç­ão urgente das estradas secundária­s e terciárias e das principais vias que ligam a localidade às regiões limítrofes.

“Muitos produtos acabam por se deteriorar nos campos de cultivo, porque os camponeses não têm como escoar a produção pelas razões aludidas e, deste modo, absorvem grandes prejuízos”, disse a administra­dora.

Conhecida como placa giratória tradiciona­l, a vila de Calussinga, devido à sua localizaçã­o geográfica, facilita a circulação de pessoas e bens entre as províncias do Huambo, Cuanza-Sul, Malanje, Luanda e Bié. Calussinga situa-se a oeste do Andulo. Faz ainda fronteira com a comuna de Chivaúlo, o município de Quibala e com a comuna de São Lucas, as três regiões situadas no Cuanza-Sul. Ao sul, faz igualmente fronteira com o Mungo, província do Huambo. Calussinga tem mais de 80 mil habitantes, que se dedicam, maioritari­amente à agricultur­a.

“Muitos produtos acabam por se deteriorar nos campos de cultivo, porque os camponeses não têm como escoar a produção pelas razões aludidas e, deste modo, absorvem grandes prejuízos”

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Principal troço que liga a localidade às regiões limítrofes está intransitá­vel há largos anos
EDIÇÕES NOVEMBRO Principal troço que liga a localidade às regiões limítrofes está intransitá­vel há largos anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola