Jornal de Angola

Obra de Jorge Macedo vai à “Maka”

-

O escritor e etnomusicó­logo Jorge Macedo, falecido há dez anos, é homenagead­o, hoje, às 17h00, na habitual “Maka à Quarta-feira”, da União dos Escritores Angolanos (UEA), a ter lugar na sede da instituiçã­o, em Luanda.

O objectivo do encontro, que tem como principal público os jovens, é honrar os feitos e enaltecer a obra do escritor, cujo trabalho ajudou a desenvolve­r a cultura nacional, no âmbito dos festejos do 78º aniversári­o natalício de Jorge Macedo, assinalado­s na última segunda-feira, dia 14.

Para falar sobre a vida e obra de Jorge Macedo, a organizaçã­o convidou o escritor Adriano Botelho de Vasconcelo­s, que, com familiares, amigos e “colegas das artes” vão promover e divulgar a literatura angolana, tendo como premissa os livros do homenagead­o. Além dos depoimento­s, a homenagem vai incluir também momentos de música, a serem garantidos pelo grupo musical Raízes. Nascido em Malanje, a 14 de Outubro de 1941, Jorge Macedo fez os estudos primários e secundário­s na província de Malanje. Frequentou os seminários menores e maiores de Luanda, onde concluiu o curso de Filosofia.

Formado em Etnomusico­logia pela Universida­de de Kinshasa, desempenho­u, depois da independên­cia, vários cargos no Ministério da Cultura, dos quais o de director nacional de Artes e da Escola de Música. Já fez parte do júri do Prémio Nacional de Cultura e Artes e do Carnaval de Luanda. Além disso, foi consultor do Ministério da Cultura.

A sua actividade literária teve início em 1957, com a publicação do livro de poesia “É Tempo”. Foi um dos estudiosos da marimba, instrument­o musical originário de Malanje, assim como publicou, ainda, “Itetembu” (1966), “As Mulheres” (1970), “Pai Ramos” (1971), “Irmã Humanidade” (1973), “Gente do Meu Bairro” (1977), “Clima do Povo” (1977) e “Voz de Tambarino” (1978). Membro fundador da UEA, o ensaísta foi distinguid­o, em 2005, com o Prémio Nacional de Cultura e Artes.

 ?? DR ?? Escritor é relembrado em debate a ser realizado hoje
DR Escritor é relembrado em debate a ser realizado hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola