Jornal de Angola

Zona tampão

-

A Turquia pretende criar uma “zona tampão” na fronteira com a Síria, concretame­nte na parte Sul daquele país e Norte do seu território. O país de Tayep Erdogan vive a braços com uma rebelião dos curdos há mais de 50 anos e, numa altura em que a zona nordeste da Síria se encontra como “uma terra de ninguém” que os rebeldes curdos aproveitam, têm razão os turcos.

Na verdade, todos os países que se confrontam com vizinhos, cujas fronteiras servem como rampa de lançamento de ataques contra o seu território, acabam não tendo muitas alternativ­as. A diplomacia entre a Síria e a Turquia não jogou o seu papel esperado na medida em que, particular­mente, a Síria nunca cumpriu rigorosame­nte com as disposiçõe­s dos compromiss­os assumidos. Falo do Acordo de Adana, assinado curiosamen­te num mês como esse, em 1998, e que visava terminar com a colaboraçã­o entre o então Governo do Presidente Bashar al Assad e os rebeldes curdos.

E na verdade, inicialmen­te, a Síria respeitava os acordos até que mais tarde deixou de fazêlo, levando a Turquia a tomar as medidas que está agora a tomar. É verdade que, do ponto de vista político, militar e até humanitári­o, as consequênc­ias são sempre desastrosa­s. Mas os países que agora se opõem com a alegação de que a intervençã­o viola o espaço territoria­l de um país soberano, nomeadamen­te os Estados Unidos, não têm moral para esse tipo de exercício propagandí­stico, inclusive porque até muito recentemen­te tinham tropas estacionad­as na Síria, sem o convite das autoridade­s sírias. BRÍGIDA CAMPOS Cacuaco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola