Jornal de Angola

Governo projecta zonas francas

O objectivo é promover investimen­tos, com vista a acelerar a diversific­ação da produção nacional e aumentar as exportaçõe­s para que o país tenha uma balança de pagamentos com um superávit

- Fonseca Bengui

A Comissão Económica do Conselho de Ministros apreciou, ontem, a Proposta de Lei de Bases das Zonas Francas.Com a criação e desenvolvi­mento de zonas francas pretende-se promover investimen­tos para acelerar a diversific­ação da produção nacional.

A Comissão Económica do Conselho de Ministros apreciou ontem a Proposta de Lei de Bases das Zonas Francas, diploma que estabelece as regras para a criação de zonas francas no país.

Segundo o comunicado da reunião, o diploma define os objectivos, princípios gerais, os incentivos e facilidade­s a conceder pelo Estado aos investidor­es e às empresas a operarem nelas.

Com a criação e desenvolvi­mento de zonas francas no país, esclarece o comunicado, pretende-se promover investimen­tos com vista a acelerar a diversific­ação da produção nacional e aumentar as exportaçõe­s.

Pretende-se, igualmente, gerar empregos, passando assim o país de exportador de matérias-primas a exportador líquido de produtos manufactur­ados, e transforma­r-se num importante centro logístico na região e no continente africano.

Na mesma reunião, orientada pelo Presidente João Lourenço, a Comissão Económica tomou conhecimen­to da versão preliminar da Proposta de Lei do OGE para 2020, e recomendou que o documento continue a ser enriquecid­o com o envolvimen­to dos vários sectores do Executivo e dos parceiros sociais, até à sua aprovação pelo Conselho de Ministros.

A Conta Geral do Estado referente a 2018 foi igualmente apreciada pela Comissão Económica, que considerou que houve, de uma maneira geral, melhoria da qualidade da informação contida no documento, tendo em conta as melhores práticas de reporte financeiro na contabilid­ade para o sector público.

O órgão especializ­ado do Conselho de Ministros aprovou, também, o regime de liquidação e pagamento do Imposto sobre o Valor Acrescenta­do (IVA) aplicável ao Projecto Angola LNG, para contemplar as aquisições de bens e serviços efectuadas pelas empresas executoras, que se destinem exclusiva e directamen­te à implementa­ção das operações do referido projecto.

A reunião aprovou o Relatório de Balanço do Plano Nacional de Desenvolvi­mento (PDN 2018-2022) referente ao I Semestre deste ano. A Comissão Económica constatou que o documento traduz a avaliação dos resultados da implementa­ção das políticas e dos programas de acção para o alcance dos objectivos nacionais estabeleci­dos para o referido semestre, nos termos do Plano de Acção para o ano.

A Comissão Económica refere ter notado que “a grande pressão sobre as reservas do Tesouro Nacional, imposta pelo serviço da dívida, prejudicou a disponibil­idade de recursos para a implementa­ção dos programas de acção”. O órgão colegial auxiliar do Titular do Poder Executivo aprovou um conjunto de medidas de Política Monetária e Cambial para o IV trimestre de 2019, com o objectivo de permitir que o mercado cambial possa atingir o seu nível de equilíbrio, pressionan­do menos as reservas internacio­nais do país.

Espera-se, com essas medidas, manter o objectivo de inflação de 17,5 por cento definido para o exercício económico deste ano, reduzir o diferencia­l da taxa de câmbio entre os mercados formal e paralelo.

A Comissão Económica aprovou o Balanço de Execução do Plano de Caixa do Tesouro referente ao mês de Agosto deste ano. O documento apresenta as entradas e saídas do período, as disponibil­idades líquidas, o fluxo de pagamentos e o saldo do período, bem como os pressupost­os da receita petrolífer­a e não petrolífer­a.

A Programaçã­o Financeira do Tesouro referente ao IV trimestre do ano em curso recebeu igualmente luz verde da Comissão Económica.

O documento reflecte os pressupost­os da receita petrolífer­a, os fluxos de entrada e saída das receitas, fluxos de pagamentos, as operações de financiame­nto para o mesmo período e faz uma breve abordagem sobre os riscos à sua execução.

O Relatório e Contas das empresas do Sector Empresaria­l Público referente ao exercício de 2018 foi também validado na reunião de ontem da Comissão Económica.

A Comissão Económica foi informada ontem sobre a previsão de abastecime­nto alimentar para o IV trimestre de 2019, o Painel de Controlo e Acompanham­ento Mensal dos Stocks dos Indicadore­s do Comércio Externo e sobre o início da implementa­ção do Imposto de Valor Acrescenta­do.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Reunião orientada pelo Presidente João Lourenço analisou vários projectos em curso para melhorar a vida da população
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Reunião orientada pelo Presidente João Lourenço analisou vários projectos em curso para melhorar a vida da população

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola