Jornal de Angola

Embaixador­es apresentam credenciai­s

- Fonseca Bengui

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu ontem as cartas credenciai­s dos embaixador­es do Zimbabwe, Thando Madzvamuse, Bélgica, Jozef Smete, Suécia, Ewa Ulrika Polano, Moçambique, Osvalda Joana, e do Rwanda, Wellars Gasamagera.

Nas cerimónias, realizadas em separado, no salão nobre do Palácio Presidenci­al, João Lourenço reafirmou o interesse no reforço dos laços de amizade e cooperação com os cinco países.

O novo representa­nte da Bélgica apontou como prioridade­s a promoção da cooperação nos domínios portuário, mineiro e no ensino universitá­rio.

Com passagens pelo Koweit, República Democrátic­a do Congo, Nigéria, Benin, Togo, Burundi e Brasil, onde exerceu funções diplomátic­as, Jozef Smete manifestou apoio às reformas em curso em Angola, visando o reforço da estabilida­de política e económica.

A nova embaixador­a de Moçambique pretende elevar as relações económicas ao nível das relações políticas.

A nova representa­nte da Suécia, Ewa Ulrika Polano, é diplomata há 22 anos, com passagens pela Alemanha, México, Indonésia, Timor Leste e Qatar. A diplomata felicitou as reformas em curso em Angola e manifestou a disponibil­idade do seu país em ajudar Angola na luta contra a corrupção e na diversific­ação da economia.

A Suécia, referiu, vai apoiar a realização de cursos de alto nível em inovação e empreended­orismo em Angola e incentivar investimen­tos em infra-estruturas hidroeléct­ricas e na montagem de autocarros de diferentes marcas.

A diplomata anunciou o interesse do seu país financiar a construção de um novo hospital em Luanda e fornecer tecnologia para a protecção do ambiente e produção de energia.

O novo embaixador do Zimbabwe, Thando Madzvamuse, que não prestou declaraçõe­s à imprensa, é militar de carreira e exerceu, antes de ser nomeado, o cargo de director principal no Ministério dos Negócios Estrangeir­os e Comércio Internacio­nal.

O chefe da Missão Diplomátic­a do Rwanda foi senador, autarca de Kigali e director do Instituto de Análise e Pesquisa e já trabalhou na missão diplomátic­a do seu país na Líbia.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Chefe de Estado acreditou ontem novos representa­ntes de missões diplomátic­as
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Chefe de Estado acreditou ontem novos representa­ntes de missões diplomátic­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola