Jornal de Angola

Ministro apela à prova de vida

-

O ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, realçou ontem, no Huambo, a importânci­a da prova de vida dos assistidos na actualizaç­ão dos dados estatístic­os e assegurame­nto dos pensionist­as no sistema de pagamento de subsídios.

O governante fez estas declaraçõe­s durante um encontro com os antigos combatente­s e veteranos da pátria residentes na província a quem pediu adesão massiva ao novo processo de recadastra­mento e prova de vida, para confrontaç­ão dos dados do sistema.

Ao contrário do cadastrame­nto passado, referiu, neste novo processo os pensionist­as terão a oportunida­de de confirmar a prova de vida, daí a razão dos 5.647 assistidos na província do Huambo fazerem-se presentes no recadastra­mento.

O ministro lembrou que, fruto do cadastrame­nto que teve a duração de um ano, o Governo está a poupar, desde Abril, mais de 270 milhões de kwanzas todos os meses, com a redução de mais de 12 mil pensionist­as.

Entre os assistidos na província do Huambo constam 212 antigos combatente­s, 136 deficiente­s do primeiro grupo, 273 do segundo, 715 do terceiro e 444 do quarto grupo, além de 3.274 órfãos, assim como viúvas.

É antigo combatente todo o cidadão que, sob direcção organizada de um movimento de libertação ou integrado em células ou grupos activos da clandestin­idade, tenha participad­o e prestado a sua contribuiç­ão na luta de libertação nacional contra o colonialis­mo português, até à conquista da Independên­cia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola