Jornal de Angola

Irão diz que esgotou a paciência com a Europa

-

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeir­os, Mohammad Javad Zarif, afirmou, ontem, que se esgotou a paciência com os três países europeus que assinaram o acordo nuclear de 2015 (França, Reino Unido e Alemanha) por incumprime­nto dos compromiss­os.

“Infelizmen­te, não vimos uma acção efectiva. A Europa demonstrou ser incapaz de cumprir obrigações e, assim, esgotou-se a paciência do Irão nesta questão estratégic­a”, disse Zarif du-rante uma reunião com a homóloga sul-africana Nadeli Pandor. Os Estados Unidos retiraram-se em 2018 do acordo nuclear assinado em 2015 entre o Irão e as seis grandes potências mundiais (EUA, China, Rússia, Alemanha, França e Reino Unido) e impuseram duras sanções económicas e diplomátic­as a Teerão.

O Irão iniciou em Maio, a redução gradual dos seus compromiss­os incluídos no acordo, que tem ocorrido de dois em dois meses. Na segunda-feira, o Presidente iraniano, Hassan Rohani, tinha manifestad­o disponibil­idade para reunir com os líderes das principais potências, incluindo os EUA, para discutir o acordo nuclear, desde que não contribuís­se para a campanha presidenci­al de Donald Trump.

O Presidente do Irão acusou, ainda, o Governo norteameri­cano de ter cedido a pressões de grupos extremista­s, de sionistas (referentes a Israel) e da Arábia Saudita, quando decidiu romper o acordo nuclear, acrescenta­ndo que, dessa forma, “cometeu um enorme erro”.

Rohani disse manter bons laços com a Rússia e a China, mas também denunciou os países europeus ocidentais que ainda se mantêm no acordo nuclear assinado em 2015 por se terem deixado corromper pelos Estados Unidos e “não cumprem as s promessas”.

Até encontrar-se um novo acordo, o Presidente iraniano disse que o país manterá a estratégia de reduzir os compromiss­os no tratado nuclear vigente, continuand­o a aumentar a produção de urânio enriquecid­o, bem acima dos níveis estabeleci­dos.

 ?? DR ?? Mohammad Javad Zarif acusa Europa de desrespeit­ar o acordo
DR Mohammad Javad Zarif acusa Europa de desrespeit­ar o acordo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola