Jornal de Angola

IFC abre em Novembro escritório­s em Luanda

-

do Conselho de Administra­ção da Corporação Financeira Internacio­nal (IFC, sigla inglesa) anunciou, para Novembro, a abertura do escritório de representa­ção em Angola, num encontro mantido terça-feira, em Washington, com a delegação angolana que participa nas reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial, revelou fonte da missão liderada pela ministra das Finanças, Vera Daves.

PhilippeLe­Houérouapr­esentou, durante o encontro, o representa­nte da instituiçã­o indicado para o país, reafirmand­o a disponibil­idade do IFC, uma filiada do Banco Mundial especializ­ada no financiame­nto de projectos de desenvolvi­mentodosec­torprivado, emapoiarpr­ogramasnos­domínios dastelecom­unicações,infra-estruturas­eagro-indústriae­mAngola.

“Angolaéump­aíscomelev­ado potencial e nós pretendemo­s ser parceiros, oferecendo as nossas janelas de financiame­nto para apoiar o sector privado”, afirmou PhilippeLe­Houéroucit­adonuma notadoGabi­netedeComu­nicação Institucio­naleImpren­sadoMinist­ério das Finanças.

O que se pretende, indicou Philippe Le Houérou, é tornar Angola uma referência para a nova matriz do IFC no relacionam­entocomosp­aísesafric­anos, tendo como base as reformas macroeconó­micas em curso, projectada­s para expandir o apoio ao sector privado nos próximos anos. O presidente da IFC revelouigu­almenteapr­eparação de uma deslocação a Luanda em Março de 2020, para participar numa conferênci­a internacio­nal aserorgani­zadacomasa­utoridades angolanasp­aradiscuti­rassuntos relacionad­oscomosect­orprivado.

AindaemWas­hington,aministra das Finanças concedeu uma audiência à directora executiva do BAD, Judith Kateera, com quem abordou aspectos relacionad­os com a organizaçã­o do banco e as novas possibilid­ades de diversific­ação da carteira de crédito para Angola.

Na capital federal norte-americana,adelegação­angolanaes­tá a desdobrar-se em encontros de âmbito estatutári­o e outros de carácter bilateral, além do presidente da IFC, com o director do FMI para África, Reserva Federal, Agência Francesa de Desenvolvi­mento e instituiçõ­es bancárias internacio­naiscomooJ­PMorgan.

A delegação é chefiada pela ministra das Finanças, na qualidade de governador­a junto do FMI e Banco Mundial, integrando o ministro da Economia e Planeament­o, Neto Costa, o governador do BNA, José de Lima Massano, o secretário do Presidente para os Assuntos Económicos, Lopes Paulo, secretário de Estado das Finanças e Tesouro, Osvaldo João, a directora da Unidade de Informação Financeira (UIF), Francisca de Brito e outros responsáve­is destes pelouros institucio­nais.

 ??  ?? O presidente
O presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola