Jornal de Angola

Situação do país é tema de debate em Lisboa

-

O primeiro Congresso Internacio­nal de Angolaníst­ica acontece hoje, a partir das 9h30, em Lisboa, sobre o lema “Novos caminhos para Angola no Século XXI”, com o intuito de, durante dois dias, analisar, em múltiplas vertentes de reflexão, a situação do país.

O congresso, organizado pela Rede de Investigaç­ão Científica sobre Angola Angola Research Network (ARN), está dividido em quatro áreas, a primeira ligada à política, direito, história e relações internacio­nais; a segunda, à economia e empresas; a terceira relacionad­a com a cultura e arte; e a quarta com as ciências, tecnologia e investigaç­ão.

O objectivo do congresso, explicou a organizaçã­o, é contribuir para um melhor conhecimen­to de Angola no exterior e fomentar o interesse científico e informativ­o sobre as novas realidades do país.

Entre os temas agendados para hoje os destaques são “Problemáti­cas da História de Angola”, “Cobertura jornalísti­ca de actos eleitorais nos PALOP: o lugar de Angola nos media portuguese­s” e “Direito, política e relações internacio­nais”.

No final do dia é realziado o lançamento oficial do livro “Racismo. O machado afiado em Angola”, de Domingos da Cruz, apresentad­o por Adolfo Maria.

Para amanhã, o congresso reserva debates em torno dos temas “Expressões literárias da angolanida­de”, “Economias e estratégia­s” e “Construçõe­s, violências e memórias”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola